Nos últimos anos, o cenário dos açougues no Brasil vem mudando, muitas pessoas estão deixando de comprar nesses espaços para frequentar e comprar em mercados e supermercados. Os motivos são inúmeros: praticidade de comprar tudo em um só lugar, diversidade, segurança… Com esses novos hábitos, muitos açougues estão fechando e outros estão buscando novas estratégias para atrair o consumidor e ter lucro nesse ramo. Nesse cenário, inovação é a palavra tanto no ambiente quanto na forma de serviço. A inovação não necessariamente está ligada á altos investimentos financeiros, mas sobre tudo está ligada na gestão e no planejamento da empresa. Um simples olhar atento ás mudanças pode fazer diferença. A vantagem hoje em dia é que a tecnologia está aí para as milhões de possibilidades, seja ela em forma de produto ou em forma de aprendizado. Separamos 3 sugestões simples para inovar no ambiente de açougue:
  1. Decoração

Decoração implica dizer boa aparência, organização e ambiente agradável. Quando pensamos em açougue as imagens que vêm é de carnes penduras, funcionários cortando as carnes, o cheiro… essas imagens fazem parte desse ambiente, mas dependendo de como é a gestão do estabelecimento podem ser consideradas negativas ao ponto de muitas pessoas não quererem frequentar esse estabelecimento. Para resolver essa situação é preciso primeiramente passar uma imagem de um ambiente convidativo e agradável. Para isso, modificar sugerir novo visual é uma peça fundamental para o diferencial em um açougue. Há várias maneiras de investir em um designer diferente: colocar umas imagens no interior do açougue, mudar a cor do ambiente, mudar o balcão de atendimento, inserir bancos e cadeiras para as pessoas sentarem, decorar a vitrine, utilizar tvs e painéis eletrônicos… A decoração também pode ter uma identidade como por exemplo, ela pode ser regional, vintage… É preciso também investir na parte externa da loja. Mudar a fachada muitas vezes fica em último plano, mas é o cartão de visita dos clientes. Inserir cartazes com informações, preços e ofertas também chama a atenção Esses são alguns itens básicos que quando mudados fazem toda a diferença, o ambiente torna-se mais harmonioso.
  1. Variedades

Procurar oferecer mais produtos para os clientes é vantajoso. O cliente vai com a intenção de comprar carne, isso é óbvio, mas o que temos que pensar em como ele vai preparar essa carne ou se está comprando para uma ocasião especifica. Por que se atentar para isso? Porque se a empresa começar a olhar para esse lado, ela pode ter ganhos incrementando possíveis acompanhamento para que uma simples carne vire um prato delicioso. Para isso, é bom que o açougue venda temperos, farofas, pimenta e até utensílios para fazer churrasco pois é uma boa maneira de atrair mais os consumidores. O cuidado que tem que ter aqui é para não exagerar nas ofertas de produtos. Os produtos vendidos têm que ser de acordo com o objetivo do estabelecimento. Não faz sentido um açougue vender frutas, bolachas. A intenção aqui não é imitar um supermercado.
  1. Espaço Gourmet

Esse nome pode remeter á algo mais luxuoso, mas não é verdade. É certo que precisa de um investimento maior, mas se a empresa tem condições se torna algo eficaz e prático. Pode reservar um espaço para degustação de carnes, almoço, petiscos. Pode virar também um espaço de churrascaria. Um espaço onde o cliente pode sentar e conversar acompanhado de pratos como espetinhos, carnes, frios e vinho é uma ótima ideia que garante um clima mais descontraído. Oferecer cursos e oficinas também torna o ambiente de açougue diferente pois as pessoas podem conhece-lo através dos cursos oferecidos.