Cardápio digital: saiba por que sua franquia precisa de um

Cardápio Digital: inovação e benefícios

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A tecnologia já faz parte de todos os segmentos, inclusive de negócios físicos como bares e restaurantes. Ela é uma opção para quem busca inovação e otimização dos seus resultados, atraindo mais clientes e gerando maior valor para o estabelecimento. Uma das soluções usadas é o cardápio digital.

Entre as diversas opções oferecidas nesse mercado, o cardápio digital tem chamado atenção e apresentado bons resultados para os varejistas. Os benefícios dessa tecnologia vão desde a automação dos pedidos de compra até a percepção de modernidade do estabelecimento.

Por isso, torna-se uma ótima opção para quem busca formas de inovar em seu negócio. Pensando nisso, unimos as principais informações sobre essa nova tecnologia para que você saiba como adotar o cardápio digital na sua franquia! Vamos lá?

O que é um cardápio digital

Um cardápio digital é feito pelo uso da tecnologia para exibir as opções oferecidas por um estabelecimento em um dispositivo digital. Seu uso permite maior flexibilidade para alteração de informações e um sistema mais dinâmico para que seus clientes visualizem e escolham as opções no cardápio.

Vantagens de se usar um cardápio digital

Os benefícios de implementar um cardápio digital no seu empreendimento são inúmeros. Entre eles, podemos citar os seguintes:

Maior agilidade no serviço

Imagine a seguinte cena: você resolve almoçar no seu restaurante favorito. Chegando lá, a casa está cheia e você tem que esperar alguns minutos antes de conseguir uma mesa. Uma vez devidamente instalado, porém, você tem que esperar mais um pouco até que um dos garçons possa lhe trazer um cardápio, devido ao intenso movimento.

Depois de escolher seu prato, você começa a tentar acenar para realizar seu pedido, mas a maioria dos garçons não vê você, e os que veem, não conseguem se desvencilhar dos inúmeros clientes. Apenas depois de muito tempo você consegue fazer seu pedido, e mesmo assim sabe que o atendimento será lento. Todos nós já passamos por isso, certo?

Com o cardápio digital você ganha muito mais agilidade em seu atendimento. Uma vez que seu cliente decide o que quer comer, basta clicar na tela e o pedido sai diretamente na cozinha, sem intermediários. Os garçons só precisam retirar o prato no balcão e levá-lo até a mesa.

Atração de mais clientes com um cardápio flexível

Se você usa um cardápio impresso convencional, sempre que quiser fazer uma promoção ou mudar algo tem diante de si duas opções: ou fazer emendas no cardápio, comprometendo sua estética e dando um ar de falta de profissionalismo ao seu restaurante, ou mandar imprimir um novo material, arcando com os custos envolvidos e correndo o risco de refazer tudo caso sua estratégia não dê certo.

Com uma solução digital você tem total liberdade de mexer no cardápio como quiser. Você pode alterar os preços dos seus pratos instantaneamente, testando diferentes estratégias e repassando aumentos de custos. Você também pode fazer combos, sugerir harmonizações, fazer promoções relâmpago e colocar seus itens de maior saída em destaque.

Maior agilidade nos seus processos

Sabemos que a gestão de um restaurante é um desafio que requer foco em muitas frentes. Para que a sua gestão seja mais eficiente, é fundamental que você tenha acesso a todos os dados da sua empresa, a qualquer momento.

Em meio a todas essas variáveis, uma das mais críticas é o controle de estoque. Manter um registro preciso de entrada e saída de produtos do seu estoque é crítico para a alocação eficiente dos seus recursos e a redução dos desperdícios.

Com um cardápio digital você pode configurar um sistema no qual sempre que um cliente faz seu pedido os dados de estoque são atualizados automaticamente, em tempo real.

Grande controle das vendas

Um sistema automatizado de atendimento ao cliente gera relatórios de vendas atualizado sempre que você desejar, permitindo que tenha um panorama geral das vendas do estabelecimento.

Além disso, é possível também ver as vendas de cada um dos seus itens individualmente. Dessa forma, você pode entender melhor o perfil e os gostos dos seus clientes, adaptando sua oferta de produtos aos anseios do mercado.

Relacionamento mais próximo com seus clientes

Além de ver quais itens seus clientes estão consumindo, você pode também configurar uma interface de feedback. Com ela é possível receber avaliações e comentários sobre atendimento, qualidade dos produtos, ambiente, higiene, qualidade do serviço etc.

Tipos de cardápio digital

Cardápio em board

O modelo mais tradicional de cardápio digital é no formato bordSão os famosos quadros que exibem as informações disponíveis no estabelecimento e seus preços, tradicionalmente encontrados em redes de fast-food, como Burguer King e McDonald’s.

O board pode ser fixo ou conectado a um computador. A primeira opção não permite modificações automáticas, já a segunda, sim.

Cardápio on-line

Trata-se de uma versão virtual do cardápio físico do estabelecimento disponível em seus canais digitais, como site e redes sociais. Essa opção é importante para atrair clientes que busquem informações online antes de visitar um estabelecimento. Também atendem aqueles estabelecimentos que oferecem opção de delivery ou retirada de pedidos.

Aplicativo de cardápio digital

Essa opção oferece um aplicativo, exclusivo da empresa ou não, para o cliente usar em seu próprio dispositivo móvel para consultar o cardápio, fazer pedidos de delivery ou retirada no estabelecimento.

Um ponto a se atentar nessa solução é que ela representa custos de desenvolvimento e manutenção do aplicativo e, muitas vezes, os clientes não mantêm o aplicativo instalado em seus dispositivos.

Tablet com cardápio digital

A próxima opção é o uso de tablets para substituir os cardápios tradicionais de papel, também alterado por meio de um computador. Essa opção ainda segue o modelo padrão de atendimento feito pelo garçom para receber os pedidos e encaminhá-los para a cozinha.

Seu benefício está na personalização das opções, sendo possível destacar produtos e fazer alterações sempre que necessário.

Tablet com um cardápio digital integrado a um sistema de gestão

Essa é a opção mais completa oferecida aos varejistas. Consiste no uso de tablets não só como cardápio visual, mas também como canal para que os clientes solicitem seus pedidos ou chamem os garçons para tirar dúvidas.

Além disso, a solução é integrada diretamente com o sistema de gestão do estabelecimento. Assim, ela envia as informações para a cozinha, bar e para a comanda, facilitando o trabalho geral do atendimento e o controle de estoque.

Como escolher a melhor opção de cardápio digital?

Cada opção oferece suas vantagens e desvantagens, porém, a escolha ideal depende do seu objetivo e de sua disponibilidade para investimento. No caso de o seu objetivo ser apenas divulgar os produtos de forma mais atrativa, o board digital é o investimento mais barato e atende bem as expectativas.

Se você busca aproveitar melhor as vantagens da solução, pense nas opções mais completas, que ofereçam ao cliente fazer o pedido, receber por delivery ou retirar no local, além de ser integrado ao seu sistema de gestão. Essas são as principais informações para você entender como um cardápio digital pode ser uma ótima solução para a sua franquia, com os melhores resultados.

Agora que você conhece todos os benefícios de implantar um cardápio digital no seu negócio, deixe aqui seu comentário contando a sua experiência com essa tecnologia ou compartilhando suas dúvidas. Será um prazer ajudar o seu negócio!

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