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Marketing para restaurantes: como montar um plano de marketing?

Marketing para restaurantes

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Investir em marketing para restaurantes têm trazido cada vez mais resultados para os donos de estabelecimentos, principalmente para aqueles que adotam um plano de marketing para suas ações.

Os benefícios dessa prática são diversos, desde a melhora das estratégias de comunicação feitas, aumento nas vendas, até a fidelização dos clientes, gerando compras recorrentes e garantias para o crescimento seguro do negócio.

Entretanto, para obter esses resultados, é necessário fazer um bom planejamento e criar um plano eficiente, com ações pensadas de acordo com os objetivos do negócio, sua situação no mercado, seus concorrentes e, principalmente, seu público.

Pensando nisso, colocamos abaixo as principais informações sobre um plano de marketing para restaurantes, seus benefícios e como criar um para o seu estabelecimento. Confira!

O que é um plano de marketing?

O plano de marketing pode ser entendido como um passo a passo da estratégia que a empresa vai adotar para atingir seus objetivos da área. Ele pode ser feito de diversas formas, porém, alguns itens são fundamentais para sua eficiência. Entre eles, estão:

  • diagnóstico da empresa;
  • benchmarking dos concorrentes;
  • matriz FOFA;
  • objetivos e metas do plano;
  • ações de marketing que serão utilizadas;
  • métricas de medição de desempenho;
  • cronograma de aplicação.

Esses itens mostram que o plano de marketing nada mais é do que um planejamento detalhado de atividades e estratégias que serão usadas para alcançar os objetivos de um estabelecimento, sejam eles aumentar as vendas, mudar a imagem da empresa ou até mesmo introduzir novos produtos aos clientes.

Vamos falar de cada um deles mais à frente nesse post, mas, primeiro, queremos te mostrar os benefícios que um bom plano de marketing para restaurantes pode oferecer!

Quais os benefícios para restaurantes?

Melhora os resultados de marketing

Fazer ações de marketing sem planejamento é como jogar dinheiro no lixo, afinal, não se sabe se as estratégias adotadas estão sendo eficientes e o seu resultado real em números.

Parte do plano de marketing é definir métricas que avaliam o desempenho de cada uma das ações executadas, dessa forma, é possível compreender se o resultado buscado está sendo alcançado ou se é necessário mudar a estratégia.

Além disso, ter um histórico de planejamento permite aprender e aprimorar as decisões do marketing, melhorando cada vez mais os resultados da área. Para isso, basta fazer uma análise de cada ação feita e compreender quais foram as mais eficientes e quais não precisam mais ser usadas.

Fortalece a marca

Outro benefício de um bom plano de marketing é o fortalecimento da marca. Com ações bem pensadas e direcionadas para os objetivos corretos, o restaurante evita estratégias que comprometem sua marca ou confundem o cliente.

Um bom plano de marketing se baseia em diversas informações sobre o mercado, os concorrentes, sua marca e seus clientes, dessa forma, toda a estratégia é pensada considerando os elementos importantes da marca.

Por exemplo, um local que deseja passar a imagem de sofisticado e elegante normalmente não faz promoções de prato feito no almoço, afinal, essa não é a experiência que seus clientes procuram. Ao contrário, eles podem oferecer pratos exclusivos durante o almoço, reforçando sua imagem.

Aumenta a satisfação dos clientes

Como resultado da escolha correta das ações, os clientes ficam mais satisfeitos com sua experiência no estabelecimento, afinal, toda a comunicação é feita conforme aspectos que são realmente atrativos para eles.

Clientes satisfeitos tendem a voltar ao local, dessa forma, o restaurante cria uma clientela fiel e recorrente. Isso é importante em termos financeiros, uma vez que é importante criar receita constante para o negócio.

Gera marketing boca a boca

O marketing boca a boca é considerado um dos meios de comunicação mais eficientes no mercado e é mais um dos benefícios de um bom plano de marketing para restaurantes.

Basicamente, ele pode ser entendido como a indicação feita por uma pessoa sobre seu restaurante de forma espontânea. Clientes satisfeitos tendem a falar e recomendar locais que frequentam, dessa forma, se o seu restaurante passar a imagem e experiência correta, seus consumidores passam a fazer marketing boca a boca para você!

Acarreta em mais vendas

Por fim, todos esses benefícios levam ao principal objetivo de um negócio: gerar mais vendas! Com decisões de marketing mais eficientes, clientes mais satisfeitos e marca mais reconhecida e valorizada, a tendência é que o negócio aumente suas vendas e lucratividade, ganhando mais espaço no mercado.

Além disso, num cenário onde novos concorrentes surgem o tempo todo e os consumidores estão cada vez mais exigentes em termos de experiência de compra, ter um bom planejamento é fundamental para manter o restaurante atrativo.

Como montar um plano de marketing para meu negócio?

Estabeleça um diagnóstico do seu momento atual

O primeiro passo para construir seu plano de marketing é fazer um diagnóstico do seu momento atual. Para isso, é importante conhecer bem como funcionam as atividades da empresa, como produtos comprados, sistema de entrega dos fornecedores, volume máximo de pessoas suportadas, ticket médio gasto e tipo de clientes que a empresa tem.

Faça benchmarking dos concorrentes

O seu estudo também deve considerar uma análise das ações que os concorrentes estão realizando em seus estabelecimentos. Avalie os principais concorrentes em busca de informações que o ajudem a compreender o mercado e que também possam ser usadas no seu próprio plano de marketing.

Defina uma matriz FOFA

Uma forma de visualizar a empresa e seu mercado é por meio de uma matriz FOFA, que consiste na definição das forças e das fraquezas do ambiente interno na empresa — ou seja, sua atuação — e das oportunidades e ameaças do mercado.

Use essas informações para entender a fundo o negócio e o mercado no qual ele está inserido. Esse conhecimento profundo dessas áreas, além dos concorrentes, dos fornecedores e dos clientes, é a base para definir quais ações são necessárias para a empresa atingir seus objetivos.

Organize o escopo e os objetivos da estratégia

Feita uma análise profunda do negócio, é o momento de definir qual será o objetivo principal das ações de marketing. Por exemplo, seu objetivo pode ser aumentar as vendas, melhorar a imagem da empresa, aumentar o ticket médio do negócio ou, até mesmo, fidelizar clientes. Esse será o foco das ações feitas e a forma como os resultados serão mensurados.

Há a possibilidade de definir mais de um objetivo, entretanto, é importante que a empresa saiba priorizá-los, bem como tenha uma equipe preparada para lidar com todas as ações e um orçamento suficiente para elas.

Os objetivos devem ser definidos com base no que a empresa considera ser uma prioridade para o negócio. Considerando a análise feita, o que faz mais sentido no momento para a empresa focar suas atividades? Essa resposta define a meta a ser buscada.

Elabore as ações a serem executadas

Com base nos objetivos criados, você deve definir um orçamento para o plano. Para isso, é importante ter em mente quais serão as ações realizadas pela empresa para alcançar a meta estabelecida. Por exemplo, se a empresa pretende oferecer descontos, sorteios e prêmios, é essencial ter um orçamento para todas as atividades.

O ideal é listar quais ações serão realizadas, definir um orçamento estimado e os resultados esperados, a fim de escolher quais atividades são mais prioritárias, em caso de ter que optar entre elas. Uma dica para definir as ações é realizar um brainstorm com a equipe, apontando diferentes ideias que podem ser usadas para atingir as metas estipuladas.

Além disso, você também pode usar as ações feitas por concorrentes que já mostraram bons resultados para o segmento, assim, o investimento é mais garantido. Entretanto, é sempre bom inovar para chamar atenção dos clientes e criar um posicionamento diferenciado para a marca.

Uma dica é incluir ações de marketing digital no seu plano. Esse meio oferece uma grande diversidade de canais e opções de comunicação para atrair e manter clientes para os restaurantes.

Estruture um cronograma

Com as ações do plano definidas, o próximo passo é estruturar um cronograma de execução para que todas elas tenham um tempo correto de execução e nada saia errado.

Seu cronograma deve considerar as datas para o começo das preparações, desde a criação de peças de comunicação, a compra de mídia e a busca de fornecedores, até a preparação de funcionários para a data da ação.

Por exemplo, imagine que o seu restaurante fará uma ação de dia dos namorados, oferecendo uma viagem romântica para um casal. Para isso, é necessário escolher o destino da viagem, divulgar a ação no estabelecimento e em outros canais, além de garantir que o sorteio será feito conforme as regras da Caixa Econômica Federal.

Acompanhe os resultados

Por fim, ao executar cada ação, você deve acompanhar seu desempenho durante todo o processo de execução e finalização, a fim de verificar se tudo ocorreu como esperado e o objetivo final foi atingido. Para isso, é importante que a empresa disponha de métricas e formas de mensurar seus resultados.

No caso da ação do restaurante para o dia dos namorados, você deve mensurar desde o resultado das atividades de divulgação, como número de alcance das publicações das redes sociais, total de cadastros no sorteio e gasto total, até o objetivo geral, que poderia ser aumentar as vendas da empresa.

Nesse caso, você também deve avaliar se o número de vendas aumentou no período da ação. Esse valor deve ser comparado ao mesmo período no ano anterior. Se o resultado for superior ao período anterior, somado ao valor gasto pela ação, o objetivo foi bem alcançado.

Use essas dicas para criar o seu plano de marketing e otimizar a suas ações da área, investindo nas atividades corretas, criando métricas e acompanhando cada passo dado. Isso é essencial para direcionar bem suas ações, bem como para mudar as atividades, quando os resultados não estão sendo alcançados.

Agora que você já sabe o que é um plano de marketing para restaurantes, seus benefícios e como criar um para o seu estabelecimento, confira também quais as diferenças entre mídia indoor e outdoor e como escolher entre elas, melhorando ainda mais seus resultados!

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