Como surgiu:

   O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.</span

 

A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade (www.komen.org). 

  Tiramos base do texto da fundação, para poder explicar sobre a causa, visite o site e participe também.

http://www.outubrorosa.org.br/historia.htm

 

            Câncer de mama 

  O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor.  Há vários tipos de câncer de mama. Por isso, a doença pode evoluir de diferentes formas. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente. Esses comportamentos distintos se devem a característica próprias de cada tumor. 

O câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos a cada ano. No Brasil, esse percentual é de 29%. 

Para 2018, são esperados 59.700 casos novos de câncer de mama no Brasil. Excluído o câncer de pele não melanoma, é o mais frequente nas mulheres das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença. 

Existe tratamento para câncer de mama, e o Ministério da Saúde oferece atendimento por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

  O Inca Instituto Nacional de Câncer tem um site que explica melhor sobre a doença, e sobre o atendimento que eles fornecem.    https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-mama  

                              Outubro Rosa

  O Outubro Rosa é uma iniciativa de alertar e prevenir sobre o câncer de mama, essa ação criada na década de 90 vem trazendo apoio a várias associações em prol dessa luta. Empresas, Hospitais, Escolas então na causa vestem a camisa rosa e coloca o laço simbolizando a causa, o mês de Outubro é o mês da prevenção da doença, mas não quer dizer que só no mês de Outubro devemos fazer o exame de mama, mulher com mais de 40 anos devem fazer o exame anualmente, pois a prevenção é essencial, e o quanto antes descobrir a doença maior a chance de cura. 

  O câncer de mama não é uma doença fácil de tratar, e no Brasil o índice de mulheres que vem descobrindo a doença aumentou abundantemente, por isso é tão importante o cuidado e a prevenção.  

  Para isso o Ministério de Saúde oferece o tratamento gratuito no sistema de atendimento do Sus, então em caso de suspeita, procure um pronto atendimento mais perto e não deixe de se examinar. 

  O câncer de mama mata!!!