Nós seres humanos, somos atraídos por sentidos, sentidos esses que são um dos componentes mais importantes que possuímos que são o tato, o olfato, a visão, o paladar e a audição. O marketing sensorial nos ensina a utilizar todos esses estímulos positivos para reforçar e melhorar o nosso trabalho Branding, levando ao consumidor uma experiência significativa e memorável com a sua marca.  

O que é Marketing Sensorial e como pode alavancar sua marca?

  Os sentidos dos nossos consumidores estão cada dia mais apurados, eles estão cada vez mais atraídos pelas novidades e sensações que as empresas tem a oferecer, seja no âmbito físico ou virtual. Então usamos os cinco sentidos para chamar atenção do seu público-alvo.  

Audição

Os ouvidos são os órgãos responsáveis pela audição, na medida em que detectam os sons, ruídos e barulhos do exterior, e enviam essas mensagens para o cérebro, que as interpreta. Pois ela é uma ferramenta poderosa, fará com que a pessoa vá atrás do som que está sendo atraído, fazendo com que ela foque mais no que a empresa tem a dizer.

Tato

O tato é caracterizado pela sensação do toque e, por isso, está relacionado com o contato com a pele, através dos neurônios sensoriais responsáveis por enviarem as mensagens para o cérebro. Ele é muito importante, pois você pode tocar no produto, sentir, avaliar e experimentar trazendo segurança para os clientes.

Visão

Os olhos são os órgãos responsáveis pelo sentido da visão, uma vez que eles visualizam o objeto e mandam a mensagem para o cérebro que faz a decodificação, interpretando-a. Por isso a visão é essencial, será uma das primeiras coisas que atraíra o cliente para sua marca e loja, porque geralmente o público se atraí pelo o que vê, e como vê.

Olfato

O nariz é o órgão responsável pelo sentido do olfato, ou seja, a propriedade de sentir o cheiro ou odor das coisas. Dessa maneira, o nariz capta os odores e envia a mensagem para o cérebro, que processa as informações. Então as vezes usar um cheiro específico e único para o seu local, fazendo aquele cheiro ser da sua marca, pois toda vez que alguém sentir o cheiro lembrará da sua marca.

Paladar

A língua é o órgão responsável pelo sentido do paladar, uma vez que capta e distingui o sabor dos alimentos (salgado, doce, azedo, amargo), além das sensações de quente e frio. Assim, as papilas gustativas decodificam o sabor e enviam as informações para o cérebro. Pois o paladar, ah o paladar é uma das sensações mais gostosas e se você buscar seu cliente pelo paladar, estará garantido o sucesso da sua marca.

Como atuar na sua empresa?

Com o marketing sensorial existe diferentes formas de fixas na mente de seus consumidores sua marca. E com essa implementação e manutenção os custos podem ser baixos, e realmente fazer a diferença. Com reformas no interior da sua empresa e exterior também, buscando sempre está trocando coisas velhas, e danificadas, por algo mais novo e moderno, para que o ambiente fique mais confortável, e harmonioso. Procurar sempre por cores que atraem seus clientes pelo ramo que você está atuando. Exemplos; em ramos alimentícios a cor mais atraente é o vermelho e amarelo. Então procure por esse leque de cores que atrairá seus clientes pela visão. Ter o próprio cheiro da sua empresa também é uma alternativa maravilhosa, inove, transforme, crie e aposte nos sentidos. Pensem sempre em músicas, cores, reformas, cheiros e entre outros. Isso ajudará muito a criar seu público específico, a identificar sua marca, e claro trazer clientes novos e que irão gostar da sua marca.