4 estratégias de marketing em supermercados

marketing em supermercados

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Os supermercados estão em cada bairro, nos centros da cidade chegando a ser impossível não cruzarmos em um. Seja de médio ou grande porte sempre há movimento neles e são necessários para a compra de itens básicos para o nosso dia a dia.

Muitas pessoas vão ao supermercado para fazer feira ou simplesmente comprar algo que está faltando em casa. No entanto, em meio à tantas ofertas e variedades de produtos nos supermercados acabam levando algo extra, algo que não estava na lista de compras e com isso muitos terminam tendo prejuízos em relação aos custos.

O que não sabemos é que o supermercado dá aquele empurrãozinho para que compremos sempre algo a mais, para que gastemos sempre mais. Utilizam-se de estratégias para que o consumidor compre mais ou compre um determinado produto.

Saiba as 3 estratégias de marketing que os supermercados usam para atrair o consumidor:

 

  • Corredores longos

Você já reparou que é difícil um supermercado ter gondolas ou corredores estreitos? A maioria dos corredores das prateleiras dos produtos são considerados longos.

A explicação é para que o consumidor ande até o final e durante o caminho possa ser que algum produto chame atenção e com isso tenha alguma probabilidade de comprar. Quanto mais as pessoas andarem mais será a tentação de colocar um tal produto durante o trajeto dentro do carrinho de compras.

Se os corredores fossem pequenos não teria tantas opções para o consumidor e não causariam tanta dispersão.

 

  • Produtos mais baratos embaixo

Geralmente os alimentos e produtos com preços mais baixos ou de marca pouco conhecida são colocados nas prateleiras mais na parte de baixo.

A nossa linha de visão tende a ser no centro. Nossos olham captam primeiro o que está no centro da prateleira. É difícil inicialmente dirigirmos o olhar para baixo na relação das prateleiras em um mercado. Portanto, é a estratégia ideal de fazer com que o consumidor veja primeiro uma tal mercadoria mais cara ou de uma marca famosa.

Vale reparar que a maioria dos produtos mais baratos temos que procurar direito para achar.

Essa estratégia é para que o mercado lucre mais vendendo produtos mais caros. Há até a questão de que algumas pessoas nem podem se abaixar para ver os preços e produtos que se encontram na última prateleira de baixo, um exemplo disso são os idosos.

 

  • Carrinhos espaçosos

Não adianta um estabelecimento ter uma grande variedade de mercadorias se não disponibiliza espaço suficiente para o consumidor colocar os produtos.

É pensando justamente nisso que muitas das redes de mercado possuem carrinhos de compras grandes e largos. Visando a possibilidade de as pessoas encherem o carrinho.

Há também o intuito de ter carro de compra para crianças. Assim, ao invés de um carro com produtos irá ter dois. Isso pode ser eficaz porque a criança não tem ainda a noção de preço, do que pode ou não pode e aí ela vai colocando no carrinho tudo que quer.

No entanto não quer dizer que os pais vão comprar aquelas coisas, mas podem comprar algo que o filho colocou.

 

  • Produtos nos caixas

Uma estratégia que todos os supermercados usam é colocar confeitos, chocolates, salgadinhos em prateleiras nos caixas. Assim, enquanto você está na fila poderá querer comer ou levar pra casa um chocolate, por exemplo.

Essa medida surge muito efeito porque desperta em você a vontade de comer algo que está ali ou até mesmo você lembra que esqueceu de pegar um salgadinho durante as compras e aproveita e pega o que tá alí.

 

Há inúmeras estratégias de marketing que os supermercados usam que passam por despercebidos entre nós e nem imaginamos, por exemplo, que uma tal posição que uma mercadoria está tem algum intuito.

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