Investir em uma franquia de sorvete é uma aposta interessante para quem busca o próprio negócio. Esse produto não está limitado a ser consumido nos meses mais quentes, ou em determinadas regiões, Afinal, o sorvete tem espaço na alimentação do brasileiro por ser uma opção saborosa e nutritiva.
Para abrir a sua franquia, o primeiro ponto a ser observado é o planejamento, sendo importante também a realização de uma pesquisa de mercado para identificar os desejos e necessidades do público. Assim será possível definir o local, preço e produto corretos, a fim de garantir o sucesso do seu negócio.
Se você está pensando em investir nesse ramo, confira essas 5 dicas!
1. Monte o plano de negócios
Etapa essencial para o sucesso de qualquer empreendimento, o plano de negócios vai direcionar as estratégias, apontar onde e como os investimento devem ser feitos e indicar como a empresa será conduzida.
É só com o plano de negócios em mãos que o empreendedor consegue ter clareza das suas ideias e ações e consegue empregar esforços de maneira mais assertiva.
2. Defina o produto
Existem hoje diversas opções de produtos e estabelecimentos. Com base no planejamento, é necessário definir que tipo de sorvete você quer comercializar: tradicionais, gourmet, paletas mexicanas etc.
3. Encontre fornecedores
Depois de entender como o seu negócio será montado e qual produto vai comercializar, é hora de encontrar os fornecedores para a sua empresa. Isso vai impactar na compra do maquinário, no layout da loja, nos preços e no tipo de divulgação.
4. Escolha a localização do ponto
Defina também em qual bairro a sua franquia de sorvete vai se localizar. Leve em consideração o valor do aluguel, o espaço físico disponível, o público-alvo, o fluxo de pessoas no local e a concorrência.
Pense também no estilo de local que você quer montar e se ele está coerente com o seu produto: casquinhas, por exemplo, podem ser vendidas em quiosques; sorvetes mais elaborados exigem um local confortável com mesas e cadeiras, onde o espaço se torna um ponto de encontro.
5. Planeje a divulgação
Com tudo pronto, é hora de fazer com que as pessoas saibam do seu empreendimento e se sintam atraídas a conhecê-lo melhor. Pense na divulgação para chamar os visitantes e procure fidelizar a sua clientela.
Uma alternativa interessante para decorar o espaço e divulgar promoções é investir em cardápios e menus digitais, por exemplo.
Viu com é fácil? Com a grande variedade de opções disponíveis é possível encontrar uma franquia que se encaixe no tipo de negócio que você deseja abrir, com produtos que serão bem aceitos pelo público e que aumentem as chances de sucesso do seu empreendimento. Veja alguns exemplos:
- Ice Mellow: oferece mais de 20 sabores de sorvete, vendidos em quiosque ou loja.
- Freddissimo: rede de gelaterias premium, com mais de 100 sabores de gelatos e picolés, além de sobremesas como brownies e petits gâteaux.
- Cia das Paletas: marca especializada em paletas mexicanas, oferece produtos cremosos, diet, alcoólicos e até uma linha premium.
Abrir uma franquia de sorvetes pode ser a solução para quem procura um empreendimento com bom retorno e que ofereça um produto já conhecido e que tenha confiança do público.
Para saber mais dicas sobre negócios e divulgação de marcas, siga os nossos perfis no Facebook, Twitter e Linkedin.