O uso de tecnologias digitais dentro da estratégia de marketing das empresas é cada vez maior, muitas vezes até substituindo ou recebendo mais atenção que campanhas de divulgação tradicional. Isso vale, especialmente, graças à popularização da internet, que abriu novos caminhos de posicionamento das marcas dentro do mercado.
Mas quais as principais vantagens do uso desses novos veículos para a divulgação? A princípio, é necessário entender o que difere o marketing on-line do marketing off-line.
O marketing off-line é feito com o uso de veículos, como TV aberta, rádio, mídia impressa, flyers, brindes etc. Essa estratégia se baseia no alcance do maior número de pessoas possível, independentemente de estarem dentro do perfil de consumidor que a empresa procura, oferecendo um conteúdo único.
Já o marketing on-line procura oferecer conteúdos interessantes para o público, atraindo-o para o seu nicho de produto ou serviço. Ele não surpreende o cliente, mas chama a atenção por algum gancho de interesse.
Aproveitar as ferramentas atuais para montar a estratégia de divulgação da sua empresa pode trazer vários benefícios em relação a uma campanha off-line. São eles:
1. Maior segmentação de público
A mídia off-line atinge um público bem amplo. Independentemente do tipo de veículo escolhido, pode ser feita uma segmentação de sexo, classe social ou região, mas trata-se de uma abordagem mais abrangente.
O marketing on-line favorece uma segmentação maior do público que vai ser atingido. Isso traz resultados melhores, já que a campanha pode ser totalmente ajustada ao grupo de pessoas que realmente vai consumir o produto.
2. Redução do impacto ambiental
Quantas vezes não encontramos flyers e papéis nas ruas após uma ação de divulgação? Claro que, ao planejar uma estratégia de marketing, a intenção é apenas que o produto ou empresa passe a ser conhecido pelo grande público, porém o impacto é inevitável.
Mesmo quando há a produção de outdoors ou letreiros, o objeto da propaganda sempre gera impactos ambientais, que podem ser diminuídos drasticamente com o uso de tecnologias digitais.
Optar por um veículo de propaganda mais moderno e ecológico também melhora a imagem da empresa, que assume responsabilidade maior em relação a questões ambientais.
3. Mensuração de resultados
Uma das grandes vantagens do marketing on-line é a possibilidade de coletar rapidamente os resultados das campanhas, fazer comparações, ajustar investimentos e estratégias.
Além de permitir maior efetividade nas ações, a facilidade em acompanhar quase em tempo real os resultados de uma divulgação dá maior agilidade à empresa e permite um ajuste preciso às necessidades de seu público-alvo.
4. Custos menores
A implementação de uma campanha de marketing on-line tem custo muito menor que uma campanha off-line, além da segmentação de público e a mensuração de resultados, que possibilitam um retorno muito maior em cima do valor investido. Uma campanha de marketing off-line chega a ser 62% mais cara que a on-line.
5. Adequação ao novo perfil de consumo
Os consumidores estão mais exigentes e têm uma rotina de compra totalmente diferente de anos atrás. Atualmente, as pessoas querem conhecer a empresa, recolher depoimentos de outros compradores e, muitas vezes, têm um relacionamento com a marca.
Nesse aspecto, a tecnologia digital ocupa papel fundamental, pois oferece a possibilidade de interação, responde a dúvidas e estabelece essa conexão com o cliente, fidelizando-o ou incentivando uma primeira compra.
E você, como acha que as tecnologias digitais podem ajudar a sua empresa? Deixe a sua opinião no post!