Mamma Mia, hoje é dia de pizza! Quem não fica com vontade de sair só para comer pizza ou de pedir para trazer em sua casa no fim da noite. Ela vai bem assistindo um filminho, para reunir os amigos e a família.
É impossível não ver pizzarias em sua cidade, mesmo se sua cidade for muito pequena tenho certeza que haverá pelo menos uma pizzaria. Os brasileiros optam por ela pelo fato de ser algo prático e realmente saboroso. No estado de São Paulo as pessoas costumam frequentar muito as pizzarias e em SP se concentra as melhores pizzarias do Brasil.
O fato é que como há muitos restaurantes desse segmento, ultimamente eles estão tendo que criar estratégias no meio do marketing para que a sua empresa se destaque. E nada melhor que ganhar destaque com algo diferencial.
Muitas pizzarias estão vendendo pizza no sinal de trânsito é o tal de pizza na hora, outros estão oferecendo workshops, criando um espaço kids onde as crianças podem fazer a própria pizza. Há outras que estão buscando uma inovação mais no campo da tecnologia e uma delas é oferecer o cardápio digital.
-
O que é?
O Cardápio digital é uma forma de melhorar e deixar o atendimento mais rápido. Ele é acessado na maior parte das pizzarias através de um QR-code, um código onde a pessoa coloca na câmera de seu celular ou qualquer plataforma digital e com isso a captura é feita.
Não precisa o cliente baixar um app específico para a captura do código, basta posicionar a câmera e as informações aparecerão na tela do seu smartphone. É realmente algo muito simples e prático.
-
Onde colocar o código digital?
O código do cardápio digital deverá ser colocado na mesa dos consumidores, pois seria no lugar de um cardápio físico.
O interessante é que ele pode estar posicionado em vários lugares na mesa: pode colocar em cina da caixinha de guardanapos, colocado na mesa, em um enfeite na mesa…Aqui usar a criatividade vale muito!
-
Vantagens:
As pizzarias que optam por essa inovação digital saem em vantagem em diversos aspectos. O mais importante é o fato de que o momento de fazer o pedido se torna mais rápido e prático.
Com o cardápio digital os clientes não precisam ficar chamando o tempo todo o garçom ou esperando eles vieram. Elas poderão chamá-los já com o pedido na ponta da língua.
Outra vantagem é de o custo é bem menor, já que não precisará gastar na gráfica fazendo cardápios ou quando há a necessidade de alteração do cardápio. Com ele, é uma maneira de deixar a pizzaria com uma visão de modernidade e interatividade, despertando assim o interesse do cliente em indicar a pizzaria e voltar a frequente-la.
-
Tipos de cardápio digital
Anteriormente falamos do código digital, mas há vários estilos de como pode ser um cardápio digital.
Uma forma bem atrativa e até divertida é quando a mesa dos clientes é digital. Como assim? Na mesa é acoplado um tablet, podendo ser de qualquer tamanho geralmente é no formato todo da mesa. Nesse tablet há o cardápio, onde você pode montar e escolher a sua pizza.
Essa tecnologia desperta muito a atenção do cliente e com certeza ele irá comentar com alguém sobre essa maneira de escolher o pedido. Outro tipo de cardápio que também é uma boa opção é a pizzaria ter um app exclusivo para os serviços oferecidos. Serviços como pedidos, delivery, pagamento digital….
-
Cuidados
Mesmo sendo algo prático é preciso ter alguns cuidados para não fazer com que essa opção vire um pesadelo.
É importante sempre ficar testando e usando essas ferramentas, ficar atento se há travamentos constantes, se o serviço está disponível pois você só pode oferecer ao cliente aquilo que está funcionando bem.