Frequentemente, somos influenciados por vários elementos que estão ligados aos cinco sentidos humanos — tato, olfato, visão, audição e paladar. Para atingir o subconsciente dos consumidores ao ponto de influenciá-los no comportamento de compra, é fundamental conhecer o seu público e desenvolver ações por meio do marketing sinestésico.
Quer saber mais sobre esse conceito e entender como ele pode ser utilizado no processo de venda? Acompanhe este conteúdo!
O que é marketing sinestésico?
O marketing sinestésico é o uso de estratégias que aguçam os sentidos humanos. Sabendo que o comportamento do cliente está mais ligado aos estímulos instantâneos e a convivência, a empresa que desenvolver ações seguindo essa tendência tem, além de um diferencial com relação aos concorrentes, a possibilidade de aumentar as vendas.
Como usar os cinco sentidos no processo de venda?
O consumidor está acostumado a ser estimulado por meio de apelo visual, então, se a sua empresa aproveitar esta informação e introduzir estratégias de marketing aderindo aos demais sentidos, estará à frente dos concorrentes.
Com uma boa dose de criatividade, é possível desenvolver ações de baixo custo para destacar o negócio. Sabendo qual a imagem que a sua marca deseja transmitir e conhecendo o seu público é possível criar ações como — introdução de música no estabelecimento, aprimoramento do local com um perfume agradável, troca de uniformes dos funcionários ou ainda uma mudança no visual dos móveis da loja.
Se o seu negócio for uma sorveteria, além das ações mencionadas acima, também é válido colocar assentos confortáveis (talvez acolchoados), algo que faça o cliente usufruir do seu produto e que tenha vontade de permanecer no local.
O importante é deixar o cliente satisfeito e com uma boa imagem da sua marca. Vamos falar um pouco sobre cada sentido, individualmente.
Tato
Aqui está um grande diferencial entre uma loja offline e online: a opção de poder tocar nos produtos e poder experimentá-los. Neste caso, deixe o ambiente agradável, coloque cadeiras confortáveis, quem sabe sofás. Afinal, o cliente precisa ter uma percepção positiva do ambiente como um todo.
Olfato
O cheiro pode provocar diversas emoções, e isso o torna uma ótima ferramenta para impulsionar as vendas. Apenas tome cuidado, pois um perfume muito forte pode afastar os clientes.
Visão
Este é o primeiro sentido a ser despertado. Deixe o espaço do estabelecimento bem aconchegante. A iluminação e as cores proporcionam um estímulo visual agradável, e isso deixa o cliente mais à vontade.
Audição
O som também pode melhorar o humor das pessoas. Por isso, a música se torna uma ótima ferramenta, desde que esteja linkada com a marca e o gosto do seu público.
Paladar
Este sentido não está direcionado apenas para negócios ligados à Gastronomia. Isso quer dizer que, uma pessoa faminta pode não comprar o seu produto porque está com pressa para saciar a fome. Por isso, ter um lanche, um café ou uma água em sua loja é importante caso queira ter esse sentido como estratégia.
Utilizar a criatividade como estratégia para chamar a atenção do seu consumidor e fazer a marca estar presente em sua mente é uma ótima maneira de aumentar as vendas. Aproveite as informações do post e elabore ações de marketing para os cinco sentidos, caso o seu negócio permita.
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