Como medir o ROI das suas campanhas de comunicação?

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Se você trabalha com marketing, sabe que, além de criar e gerir suas campanhas de comunicação, é essencial mensurar o Retorno Sobre o Investimento (ROI) de suas ações, ou seja, entender se o que está sendo feito vale a pena em termos de investimento. Afinal, não adianta gerar 10% de crescimento nas vendas da empresa se, para isso, gastamos 30% dos recursos, certo?

O ROI é uma métrica muito usada para auxiliar os gestores nessa análise, pela simplicidade e clareza de seu resultados. Originalmente usada na área administrativa de um negócio, hoje ela se tornou essencial, tanto para vendas quanto para marketing.

Ela é importante para avaliar se os investimentos feitos estão gerando resultados satisfatórios para a área e para identificar se é necessário mudar alguma ação.

Pensando nisso, preparamos um passo a passo para você calcular o ROI de suas campanhas de comunicação! Confira:

Conheça bem a fórmula de cálculo

Antes de mais nada, você deve saber como fazer o cálculo do retorno do seu investimento. A fórmula usada é a seguinte:

ROI = (Receita – Custo)/Custo

No caso das campanhas de comunicação, a receita é todo o valor gerado pela ação realizada, e o custo, o valor investido nela. Para que ela seja precisa, é importante ter um controle bem feito de ambos os valores.

Em um plano de marketing bem elaborado, as ações são feitas para atingir determinados objetivos da área. Essas metas devem ser levadas em consideração quando o resultado do ROI for avaliado, uma vez que, se uma ação apresenta um alto custo e traz um ROI positivo, mas não influencia tanto no resultado final do objetivo definido, talvez faça mais sentido abandoná-la e investir em outras possibilidades.

Defina previamente seus objetivos

Como falamos, as ações da área de marketing devem ser feitas conforme um planejamento para atingir objetivos específicos. Esses devem ser mensuráveis e, de preferência, apresentar um valor final como meta. Alguns exemplos de objetivos da área, são:

  • aumentar visitas no site em 200%;
  • aumentar a taxa de conversão de visitas na loja em vendas;
  • aumentar as vendas da loja para R$ 30.000,00 mensais;
  • dobrar o valor de visitantes mensais;
  • aumentar o número de seguidores em redes sociais de 10.000 para 15.000.

Perceba que para atingir esses objetivos, a empresa pode usar diversas ações e é justamente para avaliar quais são mais importantes e trazem melhor resultado que o ROI deve ser usado.

Controle seus gastos de forma precisa

Agora, para que o cálculo seja feito em relação a cada ação, é essencial que você faça um controle de gastos de forma muito precisa e específica. Você deve ser capaz de determinar, com precisão, qual o valor gasto em cada ação de suas campanhas de comunicação, uma vez que um valor errado influencia diretamente no resultado do ROI e  na sua interpretação.

Faça o controle detalhado da receita

Assim como os custos, a receita também deve ser controlada de forma precisa e detalhada. Não adianta saber os gastos exatos de uma ação e não ter certeza sobre o quanto ela trouxe de resultado.

Para ambos os casos, o uso de ferramentas de gestão e automação é indicado, permitindo que o controle de todas as campanhas, em relação aos gastos e aos retornos, seja feito num só local.

Faça análise do ROI periodicamente

Por fim, o cálculo do ROI deve ser feito periodicamente e não apenas ao final de cada campanha. Isso é importante para acompanhar o sucesso de uma ação, identificando se ela provavelmente chegará a um resultado positivo ou não. Essa prática permite que você evite gastos desnecessários e também substitua as ações.

Agora que você sabe como medir o ROI das suas campanhas de comunicação, veja como aumentar o sucesso de suas ações de marketing!

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