Os clientes millennials representam, a cada dia, uma parcela maior na população economicamente ativa e têm padrões bem diferentes se comparados às outras gerações. Você quer atrair essas pessoas para seu restaurante, mas ainda não sabe muito bem que ações promover e, principalmente, como fazer com que esses jovens se tornem clientes fiéis?
Para ajudar a resolver esse problema, preparamos este post explicando melhor quem são os millennials, com 3 dicas para fazer com que eles amem seu restaurante. Acompanhe!
O que é a geração millennial e como ela se comporta?
A geração Y, também conhecida como millennial, é composta pelos nascidos entre 1980 e 2000. Esses jovens são inquietos, buscam uma vida profissional movida por propósitos, têm um grande acesso à informação e são consumidores bem exigentes.
Segundo a matéria publicada na Fortune, os millennials gastam mais com comida do que as gerações anteriores. De acordo com dados da Datassential, essa geração tem a renda média mais alta que a das gerações anteriores e está disposta a gastar com boas refeições, além de comer fora de casa com mais frequência. Essas pessoas enxergam a comida mais do que como a saciedade de uma necessidade básica: a alimentação é vista como uma experiência.
Como fidelizar os clientes millennials?
Por representarem uma parcela tão diferente de consumo, atrair e engajar os clientes millennials pode parecer uma tarefa difícil, mas separamos 3 dicas que ajudarão a fazer com que esses jovens se apaixonem por seu restaurante:
1. Aproveite a tecnologia
Os millennials têm o celular quase como uma extensão do corpo. O aparelho é usado para tudo: interação com amigos, diversão, trabalho, fonte de informação etc. Com esse dado em mente, fica fácil entender porque, para atrair essas pessoas, seu restaurante deve estar intimamente ligado à tecnologia.
Uma estratégia interessante é oferecer descontos ou cupons para os clientes que fizerem check-in no momento da visita. Esse tipo de incentivo ajuda a divulgar o estabelecimento e aproveita a interação que esses jovens costumam promover ao visitarem um lugar agradável.
Ter estações para recarregar o celular e wi-fi grátis também são recursos interessantes para ajudar na fidelização. Lembre-se de que o site do restaurante deve ser mobile friendly e conter informações sobre os pratos, seus ingredientes e valores calóricos.
Outra estratégia interessante é a utilização do Menu Board, eles são uma opção para quem quer atrair a atenção dos millennials e tornar o ambiente mais moderno e dinâmico.
2. Use as redes sociais a seu favor
Mais um ponto forte da geração millennial é a tendência a compartilhar suas experiências em redes sociais, principalmente no Instagram. Prepare pratos atraentes, que possam ser fotografados e compartilhados; cuide da experiência do consumidor para que ele repasse esses conceitos.
As redes sociais também são o melhor canal de comunicação com essas pessoas. Entrar em contato pelo Facebook pode resultar numa resposta muito mais rápida e agradável que a de uma ligação telefônica ou e-mail.
3. Invista em ações com fundo social
Uma característica marcante das pessoas dessa geração é a influência por marcas que defendem boas causas e assumem responsabilidade social. Um case interessante é o da Tom’s Shoes, que ficou famosa graças a uma campanha em que, ao comprar um sapato, outro era doado a uma criança carente.
A iniciativa teve excelentes resultados — a marca alcançou 625 milhões de dólares em dez anos.
É importante ser verdadeiro nessas ações e escolher campanhas que realmente tenham a ver com a proposta do restaurante. A caridade apenas para marketing tem um grande efeito negativo e é percebida pelos consumidores.
Lembre-se sempre de valorizar a experiência dos clientes millennials e de considerar a facilidade deles em acessar e divulgar informação. Ao aplicar essas três dicas, além dos cuidados básicos no atendimento e encantamento do consumidor, essas pessoas fatalmente farão uma publicidade gratuita do seu restaurante.
Aproveite, então, para compartilhar esse conteúdo em suas redes sociais e ajudar mais pessoas que estão investindo no ramo alimentício!