Como empreendedor, você certamente se preocupa em alcançar o maior número de pessoas com sua marca, trazer mais clientes para o seu negócio e fazer com que consumidores antigos voltem.

Mas nessa busca por tornar sua empresa mais atrativa, você já parou para analisar como anda a sua comunicação visual? Acompanhe-nos ao longo deste post e entenda por que você precisa dominar esse conceito e como ele pode impactar seu faturamento.

O que é comunicação visual?

A comunicação visual abrange todos os recursos visuais que uma empresa usa para se comunicar com seu público, como logo, estampas, fontes tipográficas, imagens, materiais e cores características.

Grandes marcas conseguem usar esses recursos com maestria, de modo que podemos identificá-las até por meio de elementos minimalistas, como as três listras que caracterizam os produtos Adidas ou a letra M que identifica o McDonald’s.

Quais os benefícios de uma boa comunicação visual?

Uma identidade visual bem construída, que lança mão de diferentes recursos, pode trazer inúmeros benefícios para a sua empresa, a curto, médio e longo prazos. Tais como:

  • fortalecimento da sua marca;
  • ganho de espaço no mercado;
  • ganho de credibilidade junto ao público;
  • reforço dos valores e da visão de mundo da empresa;
  • facilidade de identificação da marca, a fim de remeter o público imediatamente à sua empresa.

Como melhorar a comunicação visual do seu negócio?

Agora que você já entendeu a importância de uma boa comunicação visual para o crescimento da sua empresa, é hora de conferir algumas dicas que separamos para melhorar a forma como sua marca se comunica com seu público.

Aposte na simplicidade

Atribui-se a Leonardo da Vinci a máxima de que “a simplicidade é o último grau de sofisticação” e, ainda que o mestre do Renascimento italiano não tenha dito essas palavras, elas continuam sendo verdade, sobretudo no que diz respeito à comunicação visual.

Pense em produtos icônicos do design: desde o iPhone até a logo da Coca-Cola, não é raro que um design forte e marcante seja, também, bastante limpo e minimalista. 

Ao investir em uma campanha de comunicação ou na elaboração de um design, nosso primeiro instinto é colocar o máximo de informação possível de uma única vez, para que os clientes em potencial tenham acesso a todas as informações que lhes possam ser relevantes.

Entretanto, essa abordagem pode facilmente resultar em um material poluído, com informações demais para serem assimiladas e que vai acabar afastando as pessoas em vez de atraí-las.

Invista

Uma boa comunicação visual é uma das formas mais eficientes de atrair novos clientes, ao mesmo tempo em que permanece na memória de antigos consumidores. Por outro lado, uma comunicação mal planejada ou mal elaborada pode prejudicar grandemente sua empresa, consumindo recursos e atrapalhando seu processo de construção de marca.

Por isso muito importante investir em estratégias e profissionais especializados, com experiência no mercado e que conseguem entregar os resultados de que você precisa.

Não tenha medo do novo

Vamos combinar: você certamente não ingressou no empreendedorismo em busca de tranquilidade e estabilidade, mas, sim, porque acredita no seu projeto e sabe que pode entregar valor às pessoas, mais do que bens ou serviços.

Essa postura ousada, de assumir riscos calculados e apostar em novas formas de solucionar problemas deve estar presente também quando você planejar as estratégias de comunicação da sua marca.

E aí, gostou do nosso conteúdo? Estar em dia com a tecnologia e procurar formas cada vez melhores de se comunicar com seus clientes é fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento. Aproveite também para conferir nosso post com 3 motivos para investir na comunicação visual do seu bar.

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