Entenda o que são mensagens subliminares de produtos

o que são mensagens subliminares

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Você sabe o que são mensagens subliminares? Esse é um recurso de publicidade utilizado tão discretamente que muitas vezes não conseguimos perceber. No artigo de hoje vamos falar sobre esse conceito e apresentar alguns casos conhecidos do uso de mensagem subliminar na apresentação e venda de produtos. Confira:

O que são mensagens subliminares?

Podemos definir como mensagem subliminar qualquer informação captada de modo inconsciente pelo cérebro. São estímulos visuais ou auditivos, que estão abaixo da capacidade de percepção consciente e influenciam o comportamento humano. Ou seja, captamos esses estímulos sem perceber.

Os exemplos mais comuns de mensagens subliminares são imagens ou frases inseridas no meio de filmes, que aparecem tão rapidamente que não se consegue percebê-las de modo consciente.

Associar produtos com situações familiares também é uma forma de mensagem subliminar. Mostrar pessoas felizes, por exemplo, consumindo determinado produto é uma forma indireta de afetar os consumidores, pois as pessoas associam o estado emocional desejado com o artigo que está sendo oferecido.

Vamos conhecer a seguir algumas histórias famosas de marcas que usaram mensagem subliminar na apresentação de seus produtos:

A combinação de cores do McDonald’s

A cor vermelha é muito utilizada em ambientes comerciais como bares e restaurantes, por estimular o apetite e ter a virtude de aconchegar. Já a cor amarela, segundo a cromoterapia estimula decisões espontâneas e compras por impulso.

Assim, a combinação dessas duas cores é estrategicamente usada em logos e em decorações de lanchonetes. A rede de fast food McDonald’s é o exemplo mais conhecido do uso da combinação vermelho e amarelo.

A polêmica da Coca-Cola

No ano de 1957, o pesquisador James Vicary anunciou ter realizado uma experiência em que exibia rapidamente durante a exibição de um filme no cinema, as mensagens “Drink Coca-Cola” e “Hungry? Eat popcorn”.

Cada mensagem foi exibida em uma velocidade de 0,003 segundo de duração, por meio de um aparelho chamado taquistoscópio. Como resultado dessa experiência, as vendas de Coca-Cola e de pipoca daquele cinema teriam aumentado respectivamente em 57% e 18%.

Anos depois Vicary assumiu ter exagerado sobre o aumento no volume de vendas, mas especialistas não descartam o poder publicitário das mensagens subliminares.

Outros casos

Além dos casos mais famosos, a mensagem subliminar também pode ser utilizada em situações mais cotidianas, como na música ambiente de um estabelecimento comercial. Ela pode estar em um tom ou frequências sonoras, imperceptíveis conscientemente, mas que mesmo assim ficam gravadas em nós.

Em certos momentos algumas frases de ordem como “compre uma bebida” surgem na música e são absorvidas. Essas palavras indiretas tendem a despertar no consumidor a vontade de adquirir uma bebida.

Outra forma de uso é em filmes. A imagem de um produto aparece rapidamente em meio a muitos outros estímulos visuais. Mais uma vez não percebemos, mas ficamos com a imagem do produto gravada.

Essas e outras formas de apresentação de mensagens subliminares são muito utilizadas como estratégias de venda e propaganda, com o objetivo principal de influenciar os consumidores.

Agora que você já sabe o que são mensagens subliminares, conta pra gente se você conhece algum outro caso! Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários!

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