Um empreendimento de sucesso precisa saber se comunicar com seu público da forma mais eficaz possível, utilizando os canais que tiver à sua disposição: mídias visuais, redes sociais, anúncios e as cores certas nas suas comunicações.
A importância das cores no segmento da alimentação tem sido estudada há anos por profissionais de marketing e de psicologia, buscando compreender como o cérebro humano reage intuitivamente a cada cor, estimulando ou suprimindo o apetite por determinado tipo de alimento.
Se você deseja conhecer mais sobre essa estratégia de ambientação e como ela pode influenciar as vendas do seu restaurante, continue a leitura!
A percepção das cores e seu impacto na alimentação
Durante milhares de anos o cérebro humano evoluiu para reconhecer rapidamente ameaças e boas fontes de energia na natureza. Esses sistema era fundamental para a sobrevivência da espécie e se mostrou muito eficiente.
Assim, animais e plantas em tons de azul rapidamente eram associados ao veneno que costumavam conter, enquanto a acidez das frutas cítricas era associada ao verde da casca.
Hoje vivemos em uma sociedade com abundância de alimentos, mas nossos cérebro ainda guarda estruturas que nos ajudaram a sobreviver na natureza. A percepção das cores é uma delas e você pode usar essas estruturas para impulsionar seu negócio.
Escolhendo as cores certas para a sua estratégia
Como vimos, o cérebro humano é geneticamente programado para reagir de uma determinada maneira para cores e tonalidades específicas, e é possível aproveitar essa programação para impulsionar o seu negócio.
Abaixo você pode conferir como reagimos a algumas das cores mais usadas em restaurantes e negócios de alimentação e como elas impactam os clientes.
Vermelho
É uma cor chamativa, que o olho humano rapidamente percebe e se sente atraído, sendo difícil resistir. Por isso, marcas e negócios de alimentação usam essa cor para atrair os olhares ao mesmo tempo em que criam um sentimento de urgência no público.
Ao aplicar o vermelho, tenha o cuidado de não abusar dessa cor. Isso porque, quando usado em excesso, o vermelho pode gerar cansaço e inquietação, justamente por requerer atenção constante do nosso cérebro.
Amarelo
Associado à luminosidade e à luz solar, o amarelo é uma outra excelente opção para quem deseja conseguir a atenção do público. Por estar no mesmo espectro que a luz das primeiras horas da manhã, o amarelo possui um efeito estimulante e excitante.
Verde
Associado à esperança e à natureza, o verde é a escolha favorita de restaurantes e marcas que buscam passar valores associados à harmonia com a natureza e à sustentabilidade.
É também uma cor que inspira calma, tranquilidade e refrescância, motivo pelo qual é amplamente usada em produtos cosméticos com fragrâncias cítricas.
Azul e roxo
Azul e roxo são cores frias, que transmitem calma e serenidade, sendo associadas ao mundo corporativo e à produtividade (azul) ou à criatividade para resolução de problemas (roxo).
Nos alimentos, porém, o roxo e, sobretudo, o azul são costumeiramente associados a alimentos e animais venenosos, motivo pelo qual seu uso é sempre desaconselhado no ramo alimentício.
Exceções são feitas a casos específicos em que a temática do restaurante está intimamente ligada a uma dessas cores, como as casas de açaí, que abusam do roxo. Mesmo nesses casos, é interessante mesclá-las com cores mais vivas e chamativas.
Exemplos famosos
Algumas marcas ficaram famosas no mundo inteiro utilizando a psicologia das cores, sendo muitas vezes associadas, inclusive, a tons e combinações específicas.
É o caso do McDonald’s, por exemplo, que combinou com maestria o vermelho e o amarelo, cores quentes e chamativas que ao mesmo tempo transmitem um sentido de urgência associado à velocidade do serviço.
Outro exemplo é o dos refrigerantes da marca Coca-Cola, como Sprite, Fanta e a própria Coca. Cada um deles possui uma paleta de cores própria que permite que sejam reconhecidos imediatamente. Ao mesmo tempo, as cores estão associadas diretamente ao sabor da bebida, como o verde da Sprite (que remete ao limão) ou o laranja da Fanta relacionado à fruta.
Como vimos, a importância das cores para o sucesso de um restaurante é fundamental. E se você quer saber mais sobre como atrair e reter clientes no seu negócio, confira nossas 7 dicas de como atrair clientes para a sua pizzaria!