Todo negócio precisa investir em marketing. As estratégias, quando bem aplicadas, têm a capacidade de criar, fidelizar e fortalecer uma marca.
Com uma franquia de restaurante não é diferente. Os franqueados de sucesso investem constantemente em ações de marketing para manter e expandir o seu grupo. Mas para construir uma comunicação eficiente, é preciso trabalhar ações de macro e micro marketing.
No macro marketing, essas ações são lineares e conjuntas, e atendem as necessidades de toda a rede através de campanhas promocionais ou institucionais com visibilidade nacional. Uma de suas grandes vantagens é a possibilidade de fazer uma campanha promocional com prêmios maiores, já que a verba vem de vários franqueados.
Como ponto negativo, o macro marketing não considera as diferenças regionais de cada unidade da franquia, pois foca no público-alvo geral de toda a rede.
Já o micro marketing – ou marketing local – consiste na personalização das ações gerais do grupo e é realizado com os investimentos totais do franqueado.
E agora que já conhece as definições de marketing para franquias, acompanhe três dicas de como aplicar estratégias viáveis e com baixo custo para o seu restaurante:
1. Explore o seu diferencial
Certamente o seu restaurante tem algo que o diferencia dos demais estabelecimentos da sua região. Identifique os seus pontos fortes, pesquise a concorrência e invista no que você faz de especial.
Vale lembrar que bom atendimento e comida de qualidade não são diferenciais!
Outra estratégia que funciona é eleger um produto (prato ou sobremesa) que já faz muito sucesso e usá-lo como “boi de piranha”. Considere diminuir os lucros com esse artigo para atrair os clientes e aumentar as vendas de outros itens que podem ser consumidos junto com o seu carro-chefe.
2. Aposte no digital
As redes sociais estão ao alcance de todos e oferecem oportunidades de anunciar gratuitamente. Por isso não há motivos para não utilizá-las.
Descubra quais mídias os seus clientes utilizam mais (Facebook, Instagram, Twitter) e apareça nessas ferramentas fazendo contato, publicando conteúdo interessante e realizando promoções.
Você também pode aproveitar os recursos de geolocalização para encontrar clientes e possíveis clientes que estão perto do seu restaurante. Ao localizá-los, convide-os de forma simpática para conhecerem o seu espaço ou ofereça uma bebida grátis, por exemplo.
Também vale a pena cadastrar a sua franquia em aplicativos como o iFood e o TripAdvisor.
Essas ações são chamadas de geomarketing e já têm a sua eficiência comprovada no mercado.
3. Foque na experiência do consumidor
A experiência do consumidor foca nos cinco sentidos humanos, e dentro de um restaurante, explorá-los é bem fácil e interessante.
O paladar e o olfato são conquistados por um prato delicioso, é claro. Mídias indoor interessantes podem ajudar a atrair o olhar; uma boa música agrada aos ouvidos; e um ambiente limpo, com toalhas macias e louças de qualidade são agradáveis ao tato. Pode parecer trivial, mas fatores como esses são capazes de surpreender, conquistar e fidelizar o seu cliente.
E depois de conquistado, o consumidor se torna um agente da divulgação da sua franquia de restaurante fazendo o conhecido – e não menos eficiente – marketing boca a boca. Lembre-se que em tempos de comunicação instantânea, agradar o seu consumidor é a melhor estratégia que você pode fazer. Além disso, os custos são baixíssimos, pois gentileza e simpatia não custam nada.
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