Franquia de sucesso. Veja como a comunicação interna pode ajudar.
Construir uma franquia de sucesso não é uma tarefa fácil, mas com as ferramentas certas é muito mais provável que você alcance esse objetivo. Entre as principais, é possível destacar a comunicação interna (CI), capaz de multiplicar os resultados do negócio.
Resumidamente, a comunicação interna é aquela que tem como foco o público interno da franquia, especialmente os funcionários. Seu objetivo é tornar toda a equipe mais alinhada, informada e comprometida com os resultados, beneficiando a empresa de modo geral.
Pensando nisso, preparamos este post para você. Continue a leitura e conheça as principais ferramentas para comunicação interna, a importância da liderança e os primeiros passos para o planejamento e a implementação de novos canais.
Principais ferramentas da CI
Uma boa comunicação requer a implementação de canais internos, responsáveis por levar o conteúdo do emissor ao receptor. Existem vários canais que podem ser utilizados, variando de acordo com o público e com o orçamento disponível. Conheça os principais:
TV corporativa
É um canal bastante utilizado, capaz de manter os profissionais informados sobre reuniões, eventos da empresa ou transmitir mensagens motivacionais. Consiste na instalação de TVs em pontos estratégicos da empresa, nos quais há um grande fluxo de funcionários. Hoje, substitui os antigos murais de recados.
Redes sociais corporativas
É cada vez mais comum a existência de redes sociais específicas para empresas, objetivando maximizar o diálogo interno. Essa ferramenta é bastante acessível, mas é preciso que os profissionais estejam bem conscientizados quanto ao seu uso, para que não desperdicem o tempo em atividades paralelas.
Aplicativos mobile
O uso de aplicativos mobile para comunicação interna tem crescido, afinal, hoje, quase todos possuem um smartphone. Por meio do aplicativo, é possível estabelecer hierarquias, filtrar e vetar determinadas mensagens. Das três ferramentas citadas, é a que possui um valor mais elevado.
Esses são apenas alguns exemplos de canais internos de comunicação, mas existem muitos outros, como intranet, caixas de sugestões e softwares especializados. Contudo, além de bons canais, é preciso comprometimento da liderança.
Franquia de sucesso, liderança e CI
A liderança da franquia tem um grande papel quando o assunto é comunicação. O sucesso no diálogo com seus liderados, depende de cada líder, incluindo o CEO, garantindo que as informações cheguem aonde deveriam e eliminando possíveis falhas.
Nesse processo, uma importante ferramenta é o feedback. Basicamente, consiste em um retorno de informação dado a cada colaborador, objetivando motivar determinados comportamentos ou eliminar aqueles indesejados pela empresa.
Não há uma fórmula para oferecer bons feedbacks, mas é importante ter equilíbrio. Cada líder deve falar sobre os pontos fortes e fracos dos liderados, seus acertos e erros dentro da empresa. E mais, é preciso ter constância na atividade, realizando-a sempre que possível.
Primeiros passos para o sucesso
Mas, afinal, por onde começar a otimizar a comunicação interna? É preciso fazer um diagnóstico, avaliando os atuais canais e os efeitos obtidos com eles. Para saber se a comunicação é eficaz na sua franquia, é importante se atentar ao:
- índice de satisfação dos clientes;
- número de insumos desperdiçados;
- turnover dos profissionais;
- número de retrabalhos;
- volume de conflitos interpessoais.
Quando o índice em relação aos pontos anteriores for alto, é muito provável que o diálogo interno não esteja acontecendo como deveria. Nesse caso, a medida mais rápida e eficaz é contratar uma agência que seja especialista no assunto, capaz de agir com foco em resultados.
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