Vai um doce? Quem não resiste a essa pergunta ou melhor, quem não é apaixonado por um doce? Pois bem, as confeitarias estão aí para nos oferecer o mundo dos doces e nos satisfazermos das mais saborosas sobremesas.
Esses estabelecimentos atendem toda faixa etária de público desde criança ao idoso. As confeitarias estão presentes em cada canto do Brasil, algumas bem tradicionais como a Confeitaria Colombo situada no estado do Rio de Janeiro e outras bem modernas.
Não importa se são pequenas ou grandes, luxuosas ou simples o importante é que muitas delas estimulam e atraem o público pelas imagens que passam dos produtos. As imagens aqui têm um poder de fazer com que as pessoas queiram experimentar algum doce da loja. Aqui as imagens são tão importantes quanto o produto.
Como são as imagens?
Basta falar de brigadeiro, torta que a nossa mente já começa a criar uma imagem. Tem gente que até consegue imaginar o cheiro e a textura desses alimentos. São essas sensações e desejos que uma imagem precisa passar.
Para isso, as imagens precisam de cores vivas, ser visualmente detalhista, harmoniosa com o ambiente. Quer um exemplo? Se a intenção é mostrar o quanto a torta de brigadeiro é gostosa o ideal seria mostrar além de um pedaço dela e sim, uma imagem de uma pessoa partindo a torta, imagem da cremosidade do recheio e da harmonia do alimento com o prato e a mesa.
O conjunto disso tudo faz com que o cliente se aproxime mais com a realidade da confeitaria e com o doce.
Onde estão posicionadas:
Esse ponto depende da proposta e do ambiente de cada confeitaria. No entanto, a maioria do planejamento de marketing visual é colocar pelo menos 2 imagens logo na parte de fora do estabelecimento. Assim, as pessoas são atraídas.
É importante ressaltar que é preciso ter cautela na quantidade de imagens para não acabar tendo uma poluição visual ou muita informação visual para o consumidor.
Dentro da confeitaria pode usar perto do balcão dos doces, nas laterais das paredes. Em algumas confeitarias há imagens de confeitos e balas estampadas nas mesinhas.
Ambiente+ imagem:
Como foi falado anteriormente, as posições de onde colocar as imagens dependem também do espaço e do ambiente. Portanto, depende também de como é o ambiente.
Em algumas confeitarias esse erro é notável e em outras podemos perceber que tudo foi muito bem planejado. Em ambientes de cores vivas, como um verde ou laranja as imagens têm tons mais quentes. O mesmo serve para o contrário.
Quando a confeitaria é realmente pequena, planejada para pedir e comer no caminho as imagens são mais diretas. Como por exemplo, de um doce que é mais vendido ou de um que é tradicional.
Em ambientes externos dificilmente há imagens dos produtos porque nesses ambientes o que preza são as plantas, o ar livre.
A importância:
Mais de 80% das informações transmitidas pelo nosso cérebro são visuais, somos movidos pelo que vemos. A nossa seleção de bom ou ruim muitas vezes se baseia na imagem que vimos e interpretamos.
Pode ser o doce mais gostoso do mundo, mas se ele for mal representado visualmente possivelmente ele atrairá a atenção das pessoas para que elas tenham vontade de experimentar. É aí que vem a importância e o poder das imagens nas confeitarias: transmitir emoções e desejos em uma foto.
Nada melhor que uma imagem para dizer que aquele folhado é realmente bom, que é bem recheado e tem uma massa fina. Melhor que dizer essas coisas em forma de texto, pois a fala sempre será “queria ver esse folhado”.