Um dos maiores segredos das empresas de sucesso é um público interno satisfeito com a sua produtividade e com o clima organizacional. Muito disso diz respeito a uma comunicação de qualidade, eficaz e pontual, entre todos os envolvidos. Isso porque a comunicação tem poder para gerar resultados e facilitar os processos, tornando-os mais integrados e fluidos.
No entanto, é muito importante levar em consideração alguns aspectos, como a busca constante por inovação, mudanças e evoluções, estratégias criativas, investimento em engajamento, dinamismo e interatividade. Por isso, contar com o auxílio de uma empresa especializada em comunicação interna pode ser a melhor solução para alavancar seus resultados!?
Ainda tem dúvidas? Então, leia este post até o fim e descubra os principais motivos para iniciar a sua busca pela empresa ideal agora mesmo!
Multidisciplinaridade
A menos que o processo de comunicação interna seja falho, a consequência mais provável é que o engajamento e o sentimento de pertencimento sejam despertados. Para isso, as empresas especializadas investem tempo e recursos compondo uma estratégia adequada às características de cada empreendimento, utilizando ferramentas, ações e planejamentos de forma integrada.
Para que nenhum detalhe seja deixado de lado, suas equipes são formadas por profissionais de diferentes áreas, como publicidade, relações públicas e jornalismo.
Essa união de talentos vindos de áreas distintas possibilita a formação de ideias complementares e eficientes. Em consequência, os colaboradores contam com maior promoção da cultura organizacional, inovação e empatia.
Clareza
Uma empresa com problemas ou sem uma estrutura de comunicação interna apresenta inúmeros desafios a serem enfrentados. E essa é mais uma razão para confiar a comunicação da sua empresa a uma equipe especializada. Dessa forma será possível realizar um diagnóstico da situação atual bem como trabalhar para que essa realidade seja alterada. Para isso, a empresa especializada em comunicação interna terá que:
- definir as políticas de comunicação interna alinhadas com os objetivos estratégicos da empresa contratante;
- levantar informações sobre o perfil dos colaboradores (idade, conhecimento em tecnologia, formação profissional etc);
- identificar junto dos colaboradores as principais falhas na comunicação interna, além das sugestões de melhoria;
- construir um plano de ação que englobe todas as informações levantadas.
Só assim é possível resolver os problemas existentes e ainda gerar oportunidades de progresso.
?Tecnologia
Outro enorme benefício gerado pela contratação de uma empresa especializada em comunicação interna é o domínio de ferramentas atualizadas e tecnologia de ponta. Um exemplo disso são as estratégias de comunicação digital, que agilizam e dinamizam a comunicação, se comparadas aos métodos tradicionais, como os murais, por exemplo. Algumas ferramentas utilizadas são:
- TV corporativa: possui vasta capacidade de variação de conteúdos, desde informativos internos até matérias voltadas para os colaboradores, além de ser bastante dinâmica e envolvente. Basta distribuir os televisores em pontos estratégicos, como salas de descanso e outros ambientes de integração;
- blog corporativo: com a finalidade de educar o público interno, esse é um canal que permite abranger diferentes assuntos e ainda é econômico. Além de postagens sobre notícias da empresa, podem ser planejadas matérias especiais sobre colaboradores ou atividades relevantes;
- chatbots: essa ferramenta é ideal para melhorar o tráfego de informações na empresa. Trata-se de um programa de computador com a finalidade de automatizar conversas personalizadas, gerando respostas sobre perguntas comuns;
- canal de vídeos: ainda mais dinâmicos e atuais, os canais de vídeos internos levam as informações até computadores, tablets e smartphones de forma simples, tornando a comunicação mais próxima e humanizada.
Para garantir a eficácia na implementação dessas tecnologias é importante contar com uma empresa especializada que, além de toda a expertise, ainda possua condições de prestar suporte aos canais escolhidos.
Agora que você já sabe como é importante contar com uma empresa especializada em comunicação interna, entre em contato conosco para que possamos te ajudar!