Apesar de, muitas vezes, ser ligado a confrontos, as situações de conflito nem sempre são prejudiciais. Quando geridos de forma correta, o conflito pode ser tornar a força propulsora de mudanças positivas na empresa.
Mas para que nada saia do controle é preciso, saber liderar uma equipe e escutar seus colaboradores e entender o que se passa, nesse processo, é possível extrair um bom aprendizado para o time e ainda desenvolver soluções em conjunto, de forma bastante construtiva.
Como solucionar conflitos internos na sua empresa.
O ambiente de trabalho querendo ou não pode ser um ambiente causador de conflitos, mas é preciso combatê-los o mais rápido possível, sem criar desavenças. Por tanto, o profissional de RH deve conhecer alguns princípios básicos de gestão de conflitos dentro das empresas.
Manter uma comunicação aberta, irá ajudar muito, pois as questões ficam mais claras para os colaboradores, o que evita o surgimento de boa parte das divergências. Além de criar uma convivência mais agradável, será mais fácil resolver desavenças a partir de um diálogo aberto.
Averigúem melhor as causas, tente escutar sempre os lados, e tentar tirar o melhor deles para resolver com clareza qualquer tipo de conflito, observe seus colaboradores.
Fazer feedbacks diretos, pois o retorno sobre o trabalho realizado, possuem a intenção de ajudar o profissional, além de trazer clareza sobre seus trabalhos e objetivos, fazendo com que eles percebam que estão sendo avaliados e os líderes prestam atenção em seus trabalhos e dão valor para estes.
Respeitar o próximo, além de ser uma obrigação de todos, mostra que dentro daquele ambiente há respeito em todos, e que todos devem se respeitar, independente das circunstâncias que houver, e qualquer assunto que não seja de trabalho não deve ser discutido na empresa.
Promova integração de equipes, trabalhar em equipes pode causar desavenças, mas além disso você cria um laço e um trabalho em conjunto, que faz com que os funcionários tenham mais respeito e sabedoria com o próximo, mostrando que todos ali precisam um do outro para que tudo dê certo.
E seja a solução do conflito, você que é o líder da empresa, tem como dever mostrar que está ali para resolver os problemas e auxiliar os funcionários, mostrando empoderamento e inteligência, para que nada saia do controle.
Principais motivos de conflitos na empresa
- Mudanças bruscas
- Prazos falsos
- Dependência na execução de tarefas
- Interpretação falha
- Falta de explicação nas tarefas dadas.
- Contradição na postura da empresa
- Propósitos e metas divergentes
- Execução de novos procedimentos
- Lideranças tóxicas
- Falta de informação
- Abuso de poder
- Estresse.
Para que tudo se resolva bem, é importante apurar os conflitos, e identificar os envolvidos. E claro é preciso conversar individualmente com cada um, e ouvir com atenção cada um deles, tentar passar sabedoria e compaixão. E depois de ouvir todos os lados será necessário tomar a decisão devidamente correta sobre o que ocorreu, e se caso seja necessário punir, mas aconselhamos sempre conversar e dar uma chance para que não aconteça novamente, e tentar entender o porque o conflito aconteceu e como pode melhorar para que não ocorra novamente.
Soluções preventivas para a comunicação
Como sabemos a comunicação interna é essencial para que conflitos internos e externos não aconteçam, percebemos que empresas que a falta de comunicação, clareza, e entendimento é mais recorrente as desavenças. Então trazemos sempre soluções para que a relação entre seus funcionários e clientes sejam sempre a melhor possível, ter um ambiente organizado, harmonioso facilitará todo o processo para as empresas.
Exemplos de soluções tecnológicas:
- TV EMPRESA
- CARDÁPIO DIGITAL
- COMUNICAÇÃO INTERNA
Nós da Empresa Escalar Comunicação trazemos inúmeras soluções para sua empresa, procuramos melhorias e fácil acesso para que seu negócio cresça cada vez mais.