O que é mais útil, procurar seu público na multidão ou fazer ele o achar pelo que você oferece? Esse questionamento carrega uma discussão conceitual a respeito da abordagem que um negócio escolhe para se relacionar com seu público. E grande parte do que constitui o diferencial competitivo de uma marca mora aí.
A abordagem mais atual do marketing traz uma noção diferenciada sobre a relação entre uma empresa e seu público. Em vez de convencer as pessoas, ela opta por educá-las, demonstrando domínio sobre determinado assunto/área de atuação.
É justamente esse ponto, que define o posicionamento de uma empresa no mercado, que representa o diferencial competitivo da marca e é o que discutiremos ao longo desse conteúdo. Reflita conosco!
Combine conteúdo relevante e uma ótima experiência para o seu cliente
A famosa Heineken é um exemplo de marca que sabe associar experiência e conteúdo, unindo a sensação que o seu produto oferece a uma série de conceitos sobre estilo de vida, como a associação da cerveja a festivais de música.
Comerciais, campanhas virtuais, patrocínio de eventos, tudo isso ajuda a criar a imagem de uma empresa, criando informações a respeito do seu valor.
Logo, além de promover um produto e atrair consumidores, essa combinação reforça o diferencial daquela marca em relação às demais.
Mostre que seu negócio é inovador
Mostrar-se à frente das tendências do futuro é uma característica que todo negócio de sucesso possui. A intenção por trás dessa prática é a de se tornar uma referência e, com isso, inspirar pessoas.
Isso é o que faz tantos negócios investirem em inovação e, quando essa está associada à tecnologia e conteúdo de qualidade, os resultados são ainda melhores.
Una conteúdo e tecnologia
Criar um canal de comunicação digital eficiente é o primeiro passo para uma marca ter visibilidade no mundo digital. A partir disso, com a criação de páginas em redes sociais, blogs, comunidades etc., é possível planejar um conteúdo inovador, com capacidade de atrair e conquistar clientes.
Seu cliente precisa estar bem informado, conhecendo de maneira detalhada o seu produto. Por isso, meios que promovam conteúdo de forma didática e atrativa, como a mídia indoor, são a melhor opção para empresas que querem se destacar.
Gere valor para a empresa e para as pessoas
A essência de tudo isso, da criação de conteúdo relevante associado à marca, está na geração de valor para a empresa e para as pessoas.
Para um negócio ir além da função de prestador de serviços e alcançar uma boa vantagem competitiva, ele precisa de um propósito sólido. Veja alguns exemplos abaixo!
Disney
As atividades desempenhadas pela Walt Disney Company são muitas, desde aquelas ligadas a cinema, animação e literatura até seus parques, viagens e cruzeiros.
No entanto, cada um desses papéis passa a fazer muito mais sentido associados à missão de “tornar os sonhos realidade”. Percebe o valor gerado por esse conteúdo?
Subway
De uma fast-food de lanches à missão de promover emagrecimento por ser uma opção mais saudável. A rede Subway apostou nesse valor e conquistou seu espaço no mercado internacional.
Diante disso, ficam 3 lições para todo empresário que deseja alcançar seu diferencial competitivo: comunique-se com seu público, beneficie-se da inovação tecnológica e mostre para ele como o seu negócio transforma uma simples experiência de consumo em algo de valor.
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