Um dos fatores de sucesso de um negócio é conseguir se comunicar com eficiência com seus funcionários, garantindo que as tarefas sejam feitas como devem e o time mantenha-se motivado. Para isso, é importante buscar ferramentas de comunicação interna que facilitam esse processo.
Existem diversas opções para as empresas, desde as mais simples e antigas até as mais modernas, que são tendências no mercado. A escolha deve sempre considerar as necessidades do time e o orçamento da empresa.
Pensando nisso, colocamos abaixo as principais ferramentas de comunicação interna atuais, facilitando o processo de escolha para sua empresa. confira!
Intranet
A intranet é uma ferramenta muito comum nas empresas, principalmente nas mais antigas. Ela não é considerada tecnologia de ponta, porém, é muito eficiente e funcional. Sua estrutura é um ambiente online, em que são arquivados documentos e diversos outros arquivos. O ambiente é configurado para ser acessado apenas por usuários com permissão.?
Rede social corporativa
Uma opção mais tecnológica é a rede social corporativa (RSC). Essa ferramenta funciona como uma rede social exclusiva para os funcionários da empresa, ou seja, um ambiente em que eles podem interagir e se comunicar, visualizando novidades e conteúdos confidenciais. É uma boa opção para organizações de grande porte, que precisam aproximar as áreas do negócio.
TV corporativa
A TV corporativa é uma das principais tendências no mercado de comunicação interna. Essa ferramenta consiste na inclusão de monitores em diversos locais da empresa (como elevadores e corredores), conectados pela internet e transmitindo conteúdo direcionado aos colaboradores.
Essa ferramenta é usada para aumentar o engajamento e a motivação dos funcionários, além de manter uma comunicação eficiente com eles, ao reproduzir anúncios, mensagens, recados e comunicados.
Videoconferência
A realização de videoconferências também é uma boa estratégia para fazer comunicados importantes, como grandes mudanças e conquistas. Essa ferramenta facilita a conexão de todos os funcionários, mesmo que não seja de forma física. Isso garante que ninguém seja excluído e perca uma mensagem.
Newsletter
A newsletter já é uma ferramenta muito famosa para conquistar e se comunicar com clientes. A novidade é que, cada vez mais, ela tem sido adotada pelo time de Endomarketing e RH para aprimorar a comunicação com os funcionários.
O ideal é que ela seja enviada periodicamente, contendo novidades, anúncios e recados importantes para os colaboradores. Ela também pode ser conectada a uma página online fechada ou pasta da intranet que contenha mais detalhes de cada item do e-mail.
Mural digital
Por fim, os murais são as ferramentas mais tradicionais de comunicação das empresas. A novidade é o uso de monitores conectados à internet para fazer esse papel. Com essa substituição, não é necessário ir até o mural físico colocar comunicados, basta alterar o conteúdo no software online.
Vale lembrar que a comunicação com os funcionários também precisa de uma estratégia que garanta sua eficiência. Uma dica importante é usar mais de uma ferramenta, conectando o conteúdo entre elas. Por exemplo, é possível enviar um e-mail notificando um evento e reforçar a mensagem na TV corporativa da empresa.
E aí, gostou de conhecer as ferramentas de comunicação interna que são tendências no mercado? Então, siga-nos nas redes sociais para receber mais conteúdos como este e obter sucesso com os seus resultados. Estamos no Facebook, LinkedIn e Twitter.