Saiba quais são as principais ferramentas de comunicação interna

Ferramentas de comunicação

Compartilhe este post

Um dos fatores de sucesso de um negócio é conseguir se comunicar com eficiência com seus funcionários, garantindo que as tarefas sejam feitas como devem e o time mantenha-se motivado. Para isso, é importante buscar ferramentas de comunicação interna que facilitam esse processo.

Existem diversas opções para as empresas, desde as mais simples e antigas até as mais modernas, que são tendências no mercado. A escolha deve sempre considerar as necessidades do time e o orçamento da empresa.

Pensando nisso, colocamos abaixo as principais ferramentas de comunicação interna atuais, facilitando o processo de escolha para sua empresa. confira!

Intranet

A intranet é uma ferramenta muito comum nas empresas, principalmente nas mais antigas. Ela não é considerada tecnologia de ponta, porém, é muito eficiente e funcional. Sua estrutura é um ambiente online, em que são arquivados documentos e diversos outros arquivos. O ambiente é configurado para ser acessado apenas por usuários com permissão.​

Rede social corporativa

Uma opção mais tecnológica é a rede social corporativa (RSC). Essa ferramenta funciona como uma rede social exclusiva para os funcionários da empresa, ou seja, um ambiente em que eles podem interagir e se comunicar, visualizando novidades e conteúdos confidenciais. É uma boa opção para organizações de grande porte, que precisam aproximar as áreas do negócio.

TV corporativa

A TV corporativa é uma das principais tendências no mercado de comunicação interna. Essa ferramenta consiste na inclusão de monitores em diversos locais da empresa (como elevadores e corredores), conectados pela internet e transmitindo conteúdo direcionado aos colaboradores.

Essa ferramenta é usada para aumentar o engajamento e a motivação dos funcionários, além de manter uma comunicação eficiente com eles, ao reproduzir anúncios, mensagens, recados e comunicados.

Videoconferência

A realização de videoconferências também é uma boa estratégia para fazer comunicados importantes, como grandes mudanças e conquistas. Essa ferramenta facilita a conexão de todos os funcionários, mesmo que não seja de forma física. Isso garante que ninguém seja excluído e perca uma mensagem.

Newsletter

A newsletter já é uma ferramenta muito famosa para conquistar e se comunicar com clientes. A novidade é que, cada vez mais, ela tem sido adotada pelo time de Endomarketing e RH para aprimorar a comunicação com os funcionários.

O ideal é que ela seja enviada periodicamente, contendo novidades, anúncios e recados importantes para os colaboradores. Ela também pode ser conectada a uma página online fechada ou pasta da intranet que contenha mais detalhes de cada item do e-mail.

Mural digital

Por fim, os murais são as ferramentas mais tradicionais de comunicação das empresas. A novidade é o uso de monitores conectados à internet para fazer esse papel. Com essa substituição, não é necessário ir até o mural físico colocar comunicados, basta alterar o conteúdo no software online.

Vale lembrar que a comunicação com os funcionários também precisa de uma estratégia que garanta sua eficiência. Uma dica importante é usar mais de uma ferramenta, conectando o conteúdo entre elas. Por exemplo, é possível enviar um e-mail notificando um evento e reforçar a mensagem na TV corporativa da empresa.

E aí, gostou de conhecer as ferramentas de comunicação interna que são tendências no mercado? Então, siga-nos nas redes sociais para receber mais conteúdos como este e obter sucesso com os seus resultados. Estamos no Facebook, LinkedIn e Twitter.

Assine a nossa newsletter

Explorar mais!

Endomarketing

O natal dos comércios

Chegada a hora mais esperada do ano, o natal é um momento de alegria para as famílias e para o comércio. Preços e vendas que

Você quer melhorar a comunicação da sua empresa?

Entre em contato Conosco!

A sua privacidade é importante para nós.

Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar todos”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar “Configurações de cookies” para fornecer um consentimento controlado.
Cookies que definimos
  • Cookies relacionados a pesquisas
  • Cookies relacionados a formulários
  • Cookies de preferências do site
Saiba mais aqui.