Se há uma culinária de outro país que os brasileiros realmente gostam é a da cozinha japonesa. E isso, não é uma suposição, está baseada em pesquisas. Segundo a Associação de Restaurantes Gastronômicos das Américas ( Aregala) no Brasil há mais de 2000 restaurantes japoneses. A maior concentração desses estabelecimentos fica em São Paulo.
Com esse cenário não podemos deixar de lado a concorrência do mercado. Portanto, é fundamental que esses estabelecimentos pensem em formas inovadoras e que prestem atenção da maneira de como é passado a sua identidade no meio desse mercado.
Umas das coisas que as empresas precisam se atentar é a questão da imagem visual, tem até alguns estabelecimentos em que podemos observar que eles já estão se preocupando com isso.
Algumas dicas são valiosas e bem práticas para aplicar em sua empresa. Alguns restaurantes japoneses também se baseiam um pouco nelas.
-
Falar através das imagens
Para algumas pessoas a imagem visual acaba ficando nos últimos planejamentos de uma empresa. Para outros, é só colocar uma ilustração qualquer de um sushi, poe exemplo, que já basta.
O que essas pessoas não sabem é o quanto uma imagem tem poder e o quanto ela faz parte no marketing. Se comunicar através de uma fotografia é algo tão fascinante quanto escrever uma história.
Transmitir a mensagem que você deseja, garantir a recepção por meio dos clientes, despertar no consumir interesse é o resultado de um bom trabalho visual.
-
Como aplicar
Para um bom resultado é preciso um bom planejamento. Primeiramente é preciso pensar no que você quer passar para os clientes, o prato que é mais pedido, a diversidade de sabores ou os detalhes? Isso é importante porque já se tem um objetivo e a chance de resultado aumenta com isso.
Depois de souber o que o deseja para chamar a atenção dos clientes, vem a etapa bastante delicada que é de como usar a imagem. Aqui o cuidado precisa ser redobrado para não pecar no excesso, pois precisará ter sobretudo equilíbrio.
O equilíbrio pode estar nas cores, na imagem de fundo, na quantidade de ilustração, nos tamanhos. Exemplos são validos para termos uma base, tomamos como um deles a intenção de mostrar o prato mais pedido. Quando se tem essa intenção a primeira medida a ser tomada é que a imagem da comida no prato precisa ser fiel ao prato que é servido.
Se o prato há dois tipos de sushi, tem que dá a devida importância aos dois não diminuindo a imagem de um e engrandecendo o outro, não colocar a imagem com o tom mais vivo em uma parte do que em outra. As coisas precisam ser iguais, da mesma forma como a apresentação do prato.
No geral, as imagens precisam carregar uma vontade nos clientes em experimentar pois o seu restaurante pode fazer o melhor sushi de todos, mas se não cuidar da representação desses sushis pode surgir dúvidas das pessoas se deve ser realmente gostoso. Não pode surgir isso, a imagem tem que fazer com que o consumidor tenha o desejo e a curiosidade.
3.Cardápio com ilustrações
Acredite, um cardápio que deixa as informações claras para o cliente ganha ponto positivo na avaliação. Atualmente, muitos restaurantes estão inovando nessa parte de serviço. Alguns há cardápio digital, outros há cardápios descontraídos e interativos.
Em se tratando de restaurantes de sushi e especificamente da importância de uma imagem visual para alavancar o negócio, é bom ter também ilustrações dos alimentos. Isso reduz as dúvidas e aumenta a chance de a pessoa pedir algo só porque gostou da representação da foto.
O cuidado é na questão de não colocar muitas fotos ilustrativas, pois os tamanhos dos cardápios não são grandes e com isso pode causar uma poluição visual.