Empreender é sempre um desafio. Seja uma pizzaria delivery ou uma butique de calçados de luxo, é preciso que você e seus colaboradores estejam muito bem alinhados em torno de uma mesma estratégia para captar e fidelizar clientes.
E para que essa sinergia ocorra, é fundamental que haja uma comunicação interna eficiente, bem estruturada e bem organizada, de modo que a missão da empresa, seus objetivos e suas políticas sejam transparentes e acessíveis.
Se você quer aprender mais sobre comunicação interna e os benefícios que ela pode trazer para o seu negócio, acompanhe este artigo!
A importância de uma boa comunicação interna
Sabemos que o sucesso de um empreendimento depende de vários fatores: boa estratégia de marketing, desenvolvimento de bons relacionamentos com os clientes, gestão de custos eficiente, entre muitos outros.
Dentre esses fatores, desenvolver uma boa comunicação interna parece ser crítico para a sobrevivência das empresas a longo prazo. Pelo menos foi o que mostrou um estudo conduzido pela Tower Watson com mais de 300 empresas ao redor do mundo.
O estudo apontou que as empresas com maior sucesso depois de períodos de crise econômica eram aquelas que investiam em estratégias e ferramentas de comunicação dentro das estruturas, sobretudo entre líderes e suas equipes.
Benefícios de uma boa comunicação interna
1. Alinha os colaboradores em torno de uma mesma meta
Cada vez mais a imagem do funcionário que toma ações cegas, apenas cumprindo ordens sem entender a razão de sua atuação, desaparece do mercado. Se falamos em profissionais de alto desempenho, então, esse cenário é ainda mais raro.
As pessoas hoje precisam sentir que fazem parte de algo maior, precisam se sentir motivadas e desafiadas na medida certa para poderem se engajar, seja na vida pessoal ou no ambiente de trabalho.
Com uma estratégia de comunicação interna eficaz, as lideranças da sua empresa podem unir as pessoas em torno de uma mesma meta, explicando não apenas qual é o objetivo e como se pretende chegar lá, mas gerando engajamento verdadeiro nas equipes ao mostrar o que motivou suas estratégias.
2. Ajuda você a desenvolver uma boa cultura organizacional
A cultura da sua empresa tem um impacto direto em seu resultado a curto, médio e longo prazo e pode ajudar você a reter grandes talentos ou afastar os mesmos profissionais do mercado da sua empresa.
Para que sua empresa tenha uma cultura corporativa saudável, é preciso que você se comunique com as equipes de forma eficaz e clara, treinando seus colaboradores acerca dos valores e das práticas que se quer promover e daqueles que não devem ser tolerados.
3. Cria um espaço de trocas e melhorias constantes
Muitas vezes as pessoas que estão nos níveis mais baixos da hierarquia da empresa, lidando diretamente com as operações básicas do negócio, têm ideias que podem causar um grande impacto nos processos, mas deixam de dar sua colaboração.
Uma boa comunicação interna cria espaços seguros onde as pessoas de todos os níveis hierárquicos podem dar sugestões e ser ouvidas sem medo, de forma horizontal.
Além disso, estimula-se também a troca de informações entre diferentes equipes, trazendo um olhar novo sobre os problemas abordados.
Como vimos, a comunicação interna é uma ferramenta poderosa para gerar engajamento e otimizar os processos em qualquer empresa. E se você quer saber mais sobre como melhorar a comunicação interna e externa do seu negócio, entre em contato conosco!