5 dicas criativas para o design do seu menu digital

design do menu

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Muitos estabelecimentos estão adotando o cardápio digital como forma de diferenciação e para oferecer uma experiência superior a seus clientes, melhorando a comunicação do negócio.

Entretanto, para garantir seus benefícios, assim como no uso do formato tradicional, é importante se atentar ao design do menu digital.

Sua criação deve ser feita de forma estratégica, usando a criatividade para criar algo que aumente o valor do negócio, facilitando a escolha dos clientes. Esse nem sempre é um processo simples, principalmente quando a empresa não conta com um designer.

Por isso, selecionamos as 5 melhores dicas para garantir que o design do menu digital da sua empresa seja eficiente e traga bons resultados. Continue lendo para conferir!

1. Crie uma hierarquia visual

A primeira dica é criar uma estrutura para seu menu digital, definindo os espaços dentro do design. Para isso, use a distância entre os quadros e o tamanho das fontes. Por exemplo, a fonte para definir uma categoria, como os aperitivos e pratos principais, deve ser maior do que a usada para as opções.

Além disso, é importante usar uma ordem de leitura e de apresentação das informações para os clientes. Tradicionalmente, apresenta-se primeiro os aperitivos ou entradas, depois os pratos principais, com as sobremesas e as bebidas no fim. Dentro de cada categoria, pode-se criar ainda subcategorias, como tipo de carne ou opções para vegetarianos.

2. Coloque as informações relevantes para a escolha do cliente

Além da ordem das informações, é importante que todos os elementos que auxiliam na decisão do cliente estejam no menu, como ingredientes usados, tipo de preparo, opções oferecidas e preço de cada item.

O valor de cada opção deve ser colocado de forma inteligente: usar o preço em destaque leva o cliente a se guiar por esse item, porém, não colocar pode gerar frustração. Dessa forma, uma estratégia inteligente é colocá-lo na frente da descrição do prato.

3. Use imagens e cores atrativas

As cores e imagens usadas no cardápio também impactam o cliente antes da escolha. O indicado é usar as cores da identidade visual, reforçando sua marca na mente dos consumidores.

Entretanto, também deve-se considerar se a paleta transmite os sentimentos corretos e facilita a leitura das informações: cores muito contrastantes e fortes não são recomendadas.

Em relação às imagens, o ideal é usar fotos profissionais e reais de seus pratos. A alta qualidade e o realismo dos itens despertam o interesse e podem garantir o pedido. Portanto, a escolha dos itens deve ser feita de forma estratégica, colocando, por exemplo, os pratos mais vendidos.

4. Cuidado com a diagramação

Ao adotar o menu digital é essencial que a diagramação do material final seja feita da melhor forma. Crie um projeto que seja atrativo, usando linhas, tamanhos e destacando informações relevantes para criar uma experiência de qualidade desde o momento da escolha.

5. Atente-se à gramática

Por fim, é essencial revisar e se atentar à gramática de todo o conteúdo. Pequenos erros podem passar a impressão de descuido, reduzir a percepção de qualidade do local ou então gerar confusão e prejuízos, caso os erros envolvam os valores dos pratos.

Adote essas práticas para que o seu menu digital passe a imagem correta aos clientes, auxiliando na experiência de consumo. E não esqueça de usar o cardápio dentro da estratégia de marketing do restaurante, de modo a gerar melhores resultados de venda.

Agora que você já sabe como inovar e criar o design do menu digital do seu negócio, confira como reduzir os custos do uso dessa ferramenta!

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