A mídia indoor é um segmento da publicidade que se utiliza de telões eletrônicos nos empreendimentos para divulgar a marca e os produtos da empresa diante da clientela. Diferentemente dos tradicionais outdoors, o conteúdo de mídia indoor tem menor concorrência e atrai um público mais específico. Por isso, é bastante eficaz na captação de potenciais clientes.
No entanto, para garantir bons resultados, é essencial estar atento a todos os detalhes da exibição de conteúdo. Afinal, se ninguém conseguir ler o que está escrito ou se não der para acompanhar a informação porque a tela mudou antes da leitura, o efeito será contrário.
Para você não correr esse risco no seu negócio, no post, listamos os 5 erros técnicos mais comuns nesse tipo de mídia. Fique ligado e impulsione suas vendas!
1. Fazer um layout ruim
A psicologia explica que todos os seres humanos estão sujeitos à atenção involuntária. O que isso quer dizer? Significa que quando estamos diante de alguma forma de comunicação visual, nosso cérebro processa automaticamente aquele conteúdo, sendo estimulado por fatores como cor, tamanho e movimento da imagem.
Ou seja, conteúdos de mídia indoor com layout ruim — sobrecarregado, desconexo ou irrelevante — vão influenciar negativamente o consumidor. Por outro lado, se o conteúdo for bem apresentado, de forma criativa e dinâmica, há grandes chances de o público se interessar pelo produto em questão.
Para acertar no layout, o ideal é contar com uma equipe especializada em mídia indoor. Designers gráficos sabem exatamente como extrair o máximo potencial desse tipo de conteúdo para tornar a empresa e os produtos cada vez mais atraentes para o público.
2. Não considerar a borda de segurança da imagem
Por conta das diferenciações técnicas de marcas e modelos dos telões, é preciso estar muito atento quanto à padronização da área de exibição do vídeo a fim de evitar que a imagem fique mal enquadrada ou apresente cortes.
Nesse caso, basta considerar uma borda de segurança de cerca de 4% da largura ou da altura da imagem. Feito isso, é só cuidar para não ocupar essa margem com imagens ou textos que são cruciais para o conteúdo. Assim, você garante que o consumidor não perderá informação importante e conseguirá acompanhar toda a leitura.
3. Utilizar uma fonte muito pequena
Esse é um erro clássico, porém muito fácil de evitar. Novamente, destacamos a importância de se contar com profissionais habilitados para ter certeza de que a comunicação da empresa será bem apresentada, com fonte adequada, fluidez na leitura e conteúdo relevante.
Quanto ao tamanho ideal da fonte, esses profissionais fazem cálculos específicos considerando principalmente a distância da tela, de modo a proporcionar a leitura mais confortável possível.
4. Exagerar na quantidade de informação
Uma das regras básicas do conteúdo de mídia indoor é que as mensagens precisam ser dinâmicas. Portanto, nada de ocupar a tela com textos ou imagens longos e cansativos para o leitor. Aqui vão algumas dicas básicas para deixar a leitura mais fluida e atraente:
- os textos devem apresentar uma informação por vez;
- duas ou três linhas são suficientes para transmitir uma mensagem;
- não se deve ocupar mais de 30 segundos da tela com uma mesma informação;
- a mensagem deve ser apresentada de forma resumida e inteligente, priorizando as palavras-chaves do conteúdo.
5. Apresentar conteúdo desatualizado
Ok, a mensagem do telão está clara, criativa e bem direcionada. Só tem um errinho: a notícia é velha, o conteúdo já passou, aquela informação não interessa mais. Viu como é grave?
De nada adianta cuidar da apresentação do conteúdo se, de fato, aquele assunto não for relevante no momento. Afinal, ninguém quer ver a previsão do tempo de ontem, ou o resultado da loteria da semana passada. Esse é um detalhe muito simples, mas que jamais pode passar despercebido, certo?
Pronto! Agora que você já sabe como não errar no conteúdo de mídia indoor, contrate profissionais especializados e utilize a tecnologia a seu favor para valorizar a sua marca.
Gostou do post? Aproveite, assine nossa newsletter e receba mais conteúdos exclusivos para empreender melhor!