Um franqueado precisa se relacionar com o franqueador e com o seu público constantemente. Entre tantas atividades, ter uma plataforma ou uma ferramenta que facilite os processos, criando um canal de comunicação entre colaboradores e clientes é fundamental.
E, por essa razão, um canal de comunicação (interno e externo) é imprescindível para franquias que desejam ter um bom relacionamento com todos os envolvidos na atividade. Sendo assim, confira neste post quais são as vantagens de ter um canal de comunicação e quais são algumas das ferramentas utilizadas!
Vantagens de usar um canal de comunicação
Quem tem uma franquia deve seguir os passos do franqueador para que a marca tenha uma identidade e não seja diferente em cada unidade. Além disso, o franqueado pode dar um feedback sobre como a loja é vista e sobre quais são as sugestões dos clientes. Com um canal de comunicação, será mais fácil e rápido ter e manter um diálogo entre os interlocutores.
Ainda pensando na comunicação interna, o responsável por uma unidade precisa ter um bom entrosamento com os colaboradores para que não haja falhas na comunicação e boatos circulando dentro e fora do estabelecimento, pois é o público interno da empresa que divulga a marca para quem está de fora e essa divulgação pode ser positiva ou negativa, ajudando ou prejudicando o rendimento. Assim, é importante ter um canal específico para conversar com os funcionários.
Manter um relacionamento com o público externo também é fundamental para qualquer empresa que, geralmente, costuma investir bastante para criar um laço com os consumidores. Não é necessário usar todas as fichas em uma única relação, porém a marca que consegue uma ligação verdadeira com seus compradores, pode conseguir, ainda, atrair clientes, fidelizá-los e ganhar reconhecimento no ramo em que atua.
Dessa forma, utilizar um meio de comunicação para manter um relacionamento com o público interno e externo auxilia no desenvolvimento, na autoridade e no rendimento da empresa.
Canais de comunicação usados pelas empresas
1. Intranet
A intranet é uma ferramenta usada para a comunicação interna em que somente os colaboradores da empresa têm acesso. É como uma internet para a rede de funcionários.
Uma variação da plataforma é a extranet que também pode ser utilizada pelas firmas, porém nesse caso, é possível adicionar pessoas de fora que sejam de interesse das marcas.
2. TV Corporativa
Esse canal de comunicação, além de atrair os colaboradores, tem custos mais baixos e ainda apresenta como vantagem a rapidez. A TV Corporativa encanta os funcionários pois é dinâmica, diferente de outras plataformas, o que contribui para que o público preste mais atenção no que está sendo transmitido.
Por meio dela, a empresa é capaz de divulgar várias notícias de uma maneira rápida e de veicular vídeos institucionais, que podem ser motivadores para a pessoas que estão trabalhando. Outra vantagem da TV Corporativa é que o empresário tem total controle do que é veiculado, ou seja, ele é quem escolhe a programação.
3. E-mail
O e-mail é outra ferramenta que pode ser utilizada tanto para a comunicação interna como para a externa. Com o público interno, ele é crucial para mandar mensagens informando sobre reuniões, novidades ou mudanças.
Pode ser também uma forma de estratégia: o e-mail marketing, usado para entrar em contato e para manter uma relação com os clientes. Como o e-mail é algo muito pessoal, a empresa pode pedir o endereço do correio eletrônico dos consumidores e depois fazer dele um canal para enviar recados sobre promoções, sorteios etc.
Fazer uso de um canal de comunicação em uma franquia pode ter diversas vantagens, como melhorar o diálogo entre franqueado e franqueador, entre empresário e colaboradores e diminuir boatos dentro da empresa. Além disso, os canais também podem ser utilizados para manter um relacionamento com os clientes.
Agora que você já sabe qual é a importância de um canal de comunicação e quais são algumas das ferramentas utilizadas, compartilhe nosso artigo com seus amigos, nas suas redes sociais, para que eles também saibam mais sobre o assunto!