Não podemos negar que uma vitrine bonita ou uma embalagem impactante nos desperta uma vontade muito maior de consumir um produto, não é mesmo? O estímulo visual é uma ferramenta poderosa de marketing e, quando bem utilizado, pode aumentar substancialmente o volume de vendas e os lucros.
Dentro do marketing, esse aspecto tem um peso ainda maior. Muitas vezes, um produto novo consegue grande destaque no mercado graças a uma campanha publicitária bem pensada que surte um efeito extremamente sedutor nos clientes.
Quer saber mais sobre o assunto? Então continue acompanhando este post.
Como os sentidos influenciam a compra?
O marketing sensorial busca estimular o cliente para o consumo usando os sentidos. Essa abordagem afeta os elementos emocionais que, no momento da compra, têm um peso muito maior na tomada de decisões do que a parte racional, acionando gatilhos que fazem com que o cliente tenha mais vontade de consumir.
Dentro dos cinco sentidos humanos, a visão é o que tem um peso maior para o marketing sensorial, o que destaca a sua importância dentro das estratégias para um PDV (ponto de venda). A criação de um espaço que seja atraente, com cores e iluminação adequadas pode fazer toda a diferença no volume de vendas.
O que é merchandising no ponto de venda?
O merchandising é a ferramenta que provocará o desejo de consumo no cliente. Com ele, é possível gerar vendas por impulso e fidelizar, nutrindo interesse e influenciando o poder de compra.
E o melhor lugar para trabalhar o merchandising usando todos os sentidos é o PDV (ponto de venda). Afinal , dentro dele é possível trabalhar todos os sentidos humanos, além de criar um ambiente confortável e convidativo que convença o visitante a consumir.
Como causar impacto visual no PDV?
Para aproveitar todas as possibilidades que o PDV oferece, é importante investir em uma comunicação que atraia os clientes. Apostar na mídia indoor é uma boa estratégia, pois cerca de 63% dos consumidores afirmam que anúncios em sinalização digital chamam a atenção, segundo pesquisa da Rich Media Technologies.
Esse tipo de mídia pode assumir totalmente a identidade visual da empresa, ao apresentar promoções, servir como isca para compras, além de informar e entreter. Além disso, 42% das pessoas declararam que preferem comprar em lugares que usam vídeos em tela, o que reforça a informação de que o uso de uma tela digital é uma ótima ferramenta de conversão.
Não é apenas no momento de atrair o consumidor que a mídia indoor pode fazer diferença: o uso das telas ajuda a distrair durante a espera nas filas, diminui a percepção de tempo e aumenta em até 31,8% o volume de vendas. Cerca de 60% das decisões de compra são tomadas dentro do PDV, o que reforça ainda mais a necessidade de investimento nessa estratégia.
Agora que você já sabe qual a importância do estímulo visual para as vendas do seu PDV, o que está esperando para investir nessa estratégia de marketing? Atraia e convença os seus clientes com uma tecnologia moderna e eficiente.
Para saber mais sobre como sair na frente dos seus concorrentes e garantir o sucesso do seu negócio, confira o nosso artigo com dicas para mostrar o seu diferencial competitivo.