Já preparou suas campanhas de final de ano? Para muitos varejistas, esse é o momento de dar gás nas vendas e atingir as metas anuais. Nesse período, as vendas de todo o setor aumentam, os clientes aproveitam o 13º salário e economias para investir em novos produtos e serviços em geral.
De acordo com o relatório Webshoppers, fornecido pela Ebit, o Natal representou 17% das vendas totais online. O consumo nesse meio tem crescido e, hoje, mais de 1/4 da população já realiza compras em canais digitais. Além disso, 21% dessas transações foram feitas por dispositivos móveis, mostrando que o consumidor está mais conectado. Por isso, aproveitar esse momento é essencial para as empresas e usar o meio online é uma estratégia obrigatória.
Pensando nisso, temos ótimas dicas para você criar as melhores campanhas de final de ano na sua empresa. Confira!
Crie um plano de ação com antecedência
Se você ainda não possui um plano, é melhor correr. O ideal é que as campanhas e ações para o final de ano sejam preparadas com meses de antecedência. Isso porque, normalmente, elas envolvem não só esforços de comunicação mas também a compra de brindes, peças publicitárias in e outdoor e até mesmo a contratação de equipe de vendas adicional para o período.
Tenha um orçamento definido
Além de um bom planejamento, a empresa precisa de um orçamento que atenda às necessidades de todas as ações definidas para suas campanhas de final de ano. Seria um problema atrair clientes para sua loja e não ter uma equipe bem preparada ou faltar produtos para atender à demanda, certo? Esse tipo de erro compromete a imagem da empresa e causa prejuízos maiores que a perda de vendas. Gera a perda de confiança e satisfação do consumidor.
Planeje seu estoque
Como mencionamos, o estoque para o final de ano também deve ser planejado. Se você está fazendo ações que têm como objetivo atrair mais clientes e aumentar suas vendas, é essencial que tenha produtos para atender à nova demanda. Para isso, faça uma análise dos produtos mais vendidos nessa época do ano, avalie se a tendência do mercado é fazer compras similares e use esses itens em suas divulgações, para então preparar uma compra maior e que suporte as vendas previstas.
Outro fator positivo em começar suas campanhas de final de ano de forma antecipada é avaliar a resposta que os consumidores dão para cada produto ofertado e mudar os pedidos de produtos, se necessário. Por exemplo, imagine que sua loja de brinquedos vende muitas bonecas nessa época. Porém, as campanhas para compra de castelos e brinquedos infláveis estão apresentando maior alcance e engajamento nas redes sociais. Então, é melhor considerar aumentar essa compra e diminuir a de bonecas!
Use os canais digitais
Como citamos, os consumidores estão cada vez mais conectados e usando o meio digital em sua jornada de compras. Portanto, para atrair mais clientes e garantir o sucesso das suas campanhas, usar esse meio é fundamental. Além disso, o custo desse canal não é alto, o que torna seu uso mais atrativo ainda.
Não se esqueça da mídia indoor
Por fim, não adianta investir em campanhas online para atrair clientes, comprar o estoque necessário e não preparar a loja para receber os clientes e atrair o público ao redor dela, não é mesmo? Para isso, você deve reservar parte do orçamento e investir em mídia indoor, ou seja, ações que trabalham a comunicação em ambientes fechados, como o interior da empresa.
Além de essencial, esse tipo de mídia é mais barata quando comparada com a compra de anúncios tradicionais. Algumas ações mais comuns são o uso de painéis digitais, TVs de LED e telões dentro da loja, na vitrine, em recepções e até mesmo em ônibus! Confira como usar a estratégia de mídia indoor para as ações de final de ano.
Agora, que você ficou sabendo como obter o máximo das campanhas de final de ano e ter melhores resultados para o negócio, veja como aumentar as vendas da sua empresa!