Marketing Sensorial: afinal, o que é e como aplicar?

Marketing Sensorial

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Já foi a um restaurante e sentiu um cheiro delicioso que o fez querer comer no local? E o aroma de pipoca do cinema, já o fez comprar um combo que não estava nos planos? Se sua resposta foi sim, você já sofreu influência do marketing sensorial. Essa é uma estratégia usada pela área de marketing para conquistar os clientes e aumentar as vendas de um negócio.

O crescimento da concorrência no mercado e a maior exigência dos clientes fazem com que as empresas busquem, cada vez mais, formas de incentivar as vendas da empresa, conquistar o público-alvo, fidelizar seus clientes e criar um posicionamento diferenciado para sua marca. O marketing sensorial tem sido a escolha preferida das companhias, porém, ele deve ser bem pensado para ter sucesso em suas campanhas.

Pensando nisso, colocamos abaixo as principais informações sobre marketing sensorial, o que é essa prática, seus benefícios e como aplicá-la no seu negócio! Confira:

O que é marketing sensorial?

O marketing sensorial é a criação de ações que estimulam os cinco sentidos do consumidor, com o objetivo de melhorar sua experiência no ambiente de compra e, principalmente, aumentar as vendas da empresa. Alguns exemplos de incentivos e variáveis que podem ser alteradas, são:

  1. aspectos visuais: brilho, formas, proporções, iluminação, layout de loja, cores e vitrine;
  2. aspectos auditivos: música, volume do som, estilo musical e, até mesmo, entonação nas conversas com funcionários;
  3. aspectos táteis: maciez de produtos ou mobília, local para sentar, sutileza no atendimento e temperatura ambiente;
  4. aspectos olfativos: cheiro do ambiente;
  5. aspectos do paladar: degustação de algo, como bebida, comida e doces.

Quais os benefícios em usar essa estratégia?

O principal benefício para a empresa é aumentar suas vendas por meio da conquista de clientes. Se bem construída, a ação de marketing sensorial desperta a atenção de potenciais consumidores, tornando convidativo o ambiente da loja e incentivando as vendas dos produtos. Além disso, ela também pode aumentar o ticket médio de clientes já conquistados.

Outro benefício é a possibilidade de criação de uma identidade para a loja, como um aroma característico dela, como acontece com o cinema. Algo que atrai novos clientes e fornece uma experiência única para seus visitantes.​​ Com mercados cada vez mais competitivos, ter um posicionamento único na mente do consumidor é um grande diferencial para a empresa.

Como aplicar o marketing sensorial?

Escolha-o com base no seu cliente

Antes de mais nada, é importante conhecer o seu cliente, seus gostos e o que é importante para tornar sua experiência melhor. Imagine que seu público seja formado por adolescentes mulheres, que buscam produtos femininos, e você decide colocar um aroma masculino e música de academia na sua loja. Confuso, correto?

Faça testes de experiências

O ideal é identificar o que faz sentido para o público e focar num aspecto de cada vez, testando as ações até identificar aquela que gera os resultados buscados pela empresa. Os testes devem ter base para comparação, portanto, se o objetivo é aumentar as vendas, avalie se, por um período usando o incentivo, elas aumentaram, comparadas ao mesmo período sem utilizá-lo.

Crie uma identidade da empresa

Quando identificar as ações sensoriais que trazem mais benefícios para a empresa, adote a atividade como prática e otimize suas ações. Por exemplo, se música é algo positivo, será que o volume pode ser melhorado? E a mesma música deve tocar em todos os ambientes da loja? Sempre há algo que pode ser melhorado e que aumenta seus resultados e cria a identidade ideal para o negócio.

Busque ajuda de uma empresa especializada

Uma boa estratégia não é tão simples de ser criada, e pequenos erros podem comprometer seus resultados, portanto, uma dica importante é buscar ajuda de uma empresa especializada em criar estratégias sensoriais. O resultado é garantido e chega mais rápido.

Agora que você já sabe o que é marketing sensorial e como usar essa estratégia para melhorar os resultados da sua empresa, confira essas dicas para aumentar a visibilidade do negócio!

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