Filas são, ao mesmo tempo, alegria e preocupação para quem possui um negócio. Elas significam vendas e crescimento no número de clientes, porém, em alguns casos, esse momento de espera pode desmotivar essas pessoas e fazer com que elas abandonem a compra — gerando frustrações e insatisfação.
Para que isso não aconteça, é preciso fazer a gestão de filas de forma eficiente. Dessa maneira, você deve saber quando é necessário abrir um novo caixa, otimizar o atendimento ou adotar medidas que tornam o tempo de espera mais agradável — como o uso de mídia indoor.
A tecnologia pode ajudar mais do que você imagina nessa tarefa! Pensando nisso, elencamos neste artigo uma lista de como usar diferentes soluções para melhorar a experiência do cliente na gestão de filas e evitar que o seu estabelecimento perca vendas! Confira!
Distrações no momento de espera
Você já percebeu como o tempo passa mais rápido quando estamos fazendo algo que gostamos? Esse mesmo sentimento acontece nas filas. Quando os clientes têm distrações, o momento de espera se torna mais agradável.
Em supermercados e lojas de produtos, é comum encontrar aqueles corredores com diversos itens para que o cliente se distraia enquanto espera. Porém, como fazer isso em restaurantes e bares ou quando a fila é maior que o corredor? A tecnologia pode ser a solução!
O comerciante pode adotar painéis indoor ou digital signage para transmitir entretenimento para seus clientes. O ideal é que o conteúdo seja algo interessante para o público — é uma boa ideia colocar um jogo de futebol para clientes de um bar de esportes, por exemplo.
Otimização da escolha de produtos
Outra forma de melhorar a gestão de filas é adotando cardápios digitais — ou menu de board — que otimizam a escolha de produtos enquanto os clientes estão esperando. Dessa forma, eles começam o processo de compra enquanto aguardam ser atendidos.
Essa prática funciona também como uma distração para o público e reduz o tempo de atendimento — o que, consequentemente reduz o tempo de espera dos demais clientes.
Ordenação do atendimento
Outro benefício de adotar painéis digitais e soluções de mídia indoor é a possibilidade de ordenar o atendimento, indicando quais caixas podem ser usados, o tempo médio de espera e o número da senha que está sendo atendida.
Essa organização tranquiliza os clientes e reduz a ansiedade e a incerteza de quanto tempo levará para que ele possa realizar sua compra ou ter sua experiência no local — como uma refeição, por exemplo.
Espera fora do estabelecimento
Algo que muitos negócios de alimentação estão utilizando para contornar a espera por uma mesa disponível ou pelo acesso ao estabelecimento é o uso de um sistema de espera à distância — principalmente quando eles ficam em shoppings e locais com outras lojas.
Esse sistema entrega um dispositivo para o cliente em situação de espera. O item vibra quando chega o momento de ser atendido e o cliente tem um tempo limite para retornar ao estabelecimento. Isso permite que ele se distraia enquanto espera e não abandone o local escolhido em virtude das filas.
Preparo dos funcionários
Por fim, existem opções de softwares e sistemas de monitoramento de fluxo do estabelecimento que identificam exatamente qual é o momento de abrir um novo caixa para reduzir as filas ou quais áreas da loja precisam de mais vendedores.
Essas soluções ajudam a preparar os funcionários a atender melhor e a coordenar todo o processo de compra dos clientes da melhor forma.?
O uso dessas soluções na gestão de filas certamente melhorará seus resultados de vendas e a satisfação dos clientes. Não se esqueça de que também é necessário oferecer um ambiente confortável para que eles esperem.
Agora que você sabe como fazer uma gestão de filas eficiente, confira 5 dicas para atrair mais clientes para o seu restaurante!