No ramo de marketing e publicidade, a mídia digital indoor é uma tendência crescente no mercado. Para quem não sabe, esse tipo de mídia é o contrário de outdoor, ou seja, é um tipo de mídia veiculada no interior de estabelecimentos, com fins de anunciar e veicular propagandas. Por ser localizada em ambientes fechados, trata-se de uma forma de divulgação mais fracionada e voltada para um público específico e, portanto, menor. Isso, contudo, não é necessariamente algo negativo.
Inúmeras pesquisas feitas por especialistas em marketing apontam para a maior capacidade da mídia indoor atrair a atenção do público consumidor. Isso se deve a alguns fatores, entre eles o fato de ser mais direcionada que a propaganda comum e a mídia outdoor e não contar com concorrência, tornando a atenção do público muito mais focalizada e fácil de atrair. Ou seja, essa pode ser uma boa aposta para aprimorar a propaganda, ou melhor, a alma do seu negócio, como diz o ditado.
Crescimento da mídia indoor
A mídia indoor sempre foi algo presente nos estabelecimentos modernos, desde os tempos do formato analógico e físico. Contudo, esse tipo de marketing cresceu a um novo patamar com o surgimento das tecnologias e do formato digital de uma forma geral. Essas inovações levaram ao surgimento de um novo conceito em publicidade: digital signage, que quer dizer “sinalização digital”, em tradução livre.
De fato, o conjunto do conceito de mídia indoor com as novas tecnologias, como telas de LCD e monitores LFD, levou ao nascimento da mídia indoor digital. Hoje em dia, esse tipo de mídia é uma estratégia de marketing muito utilizada em estabelecimentos comerciais, devido aos custos relativamente baixos e à grande possibilidade de retorno no médio e longo prazo.
Aplicando a mídia indoor no seu estabelecimento
Há vários exemplos corriqueiros de aplicação de mídia indoor digital em estabelecimentos e serviços que costumamos frequentar cotidianamente. É comum encontrar digital signage, por exemplo, no hall de entrada de hotéis, balcões de farmácia, no caixa ou fila de atendimento de lojas e supermercados, no transporte público etc.
Perceba que toda essa sinalização é estrategicamente posicionada, ocupando espaços de grande circulação de pessoas ou em locais e situações nas quais os clientes não têm para onde direcionar o olhar. É nessa janela que mora a oportunidade de aplicar a mídia indoor no seu estabelecimento, com uma propaganda direcionada que pode aumentar a sua clientela, fidelizar a existente e, por fim, aumentar os seus lucros.
Algumas dicas para melhor aproveitar essa curta janela de tempo, na qual é essencial que se capture o olhar e a atenção do cliente, incluem mesclar um conteúdo de interesse geral, como notícias e previsão do tempo, com um conteúdo mais específico, que tenha a ver com os produtos e serviços ofertados pelo seu estabelecimento. Por fim, é também uma oportunidade para veicular propagandas de outros produtos/serviços e anunciar promoções, mas sem abusar e cruzar a linha do invasivo, o que sói desestimular a atenção da clientela.
Soluções da Escalar Comunicação
Nesse sentido, uma empresa que oferece soluções dinâmicas e sistemáticas para organizar e manter uma operação de mídia indoor é a Escalar. Essa empresa mineira, com sede em Belo Horizonte, oferece um aparelho digital muito útil e prático como solução, o player Alphasignage, que substitui o uso de computadores e aparelhos mais caros e com uso mais complicado.
De formato compacto e manejável, o design do player Alphasignage foi pensado para reduzir facilitar sua instalação e manutenção no longo prazo. A imagem transmitida é de alta qualidade dos cabos HDMI, e o equipamento funciona para telas de qualquer orientação. O sistema gerenciador do player é totalmente digital e online, oferecendo uma série de recursos e ferramentas para você diversificar a mídia indoor do seu estabelecimento.
Conclusão
Diante do cenário atual, os negócios têm que se renovar cada vez mais e mais, criando ambientes descontraídos e convidativos para seus consumidores. Ao mesmo tempo, todo o tempo e atenção dos clientes devem ser aproveitados, de modo a tornar a experiência dos mesmos mais agradável. Nesse sentido, a mídia indoor digital pode trabalhar ao seu favor, veiculando material de entretenimento intercalado com a publicidade que fará o seu negócio crescer e se manter competitivo no mercado.