Como melhorar a comunicação da sua empresa? Saiba agora!

como melhorar a comunicação

Compartilhe este post

Ter funcionários engajados e bem informados sobre os processos que ocorrem na empresa é muito importante para que o trabalho seja realizado com sucesso e todas as metas da organização sejam cumpridas. Por isso, formas de como melhorar a comunicação são questões que devem estar em pauta em todas as companhias.

Acontece que nem sempre os empresários sabem como lidar com essa realidade da melhor maneira possível e surgem muitas dúvidas acerca do assunto. Afinal, o que precisa ser feito para ter uma boa comunicação interna?

É esse questionamento que vamos esclarecer nos tópicos a seguir. Para isso, desenvolvemos uma série de itens com instruções sobre o que deve ser feito para ter uma boa comunicação.

Ofereça um ambiente de trabalho agradável

O ambiente de trabalho precisa ser agradável, pois, somente assim, a comunicação pode se estabelecer como se espera. Por isso, é preciso prezar pelos aspectos físicos e não físicos do local, como a limpeza, a cordialidade entre a direção e os funcionários, a organização do quadro de colaboradores etc.

A psicologia estuda uma teoria criada por Abraham Maslow conhecida como a hierarquia das necessidades de Maslow. Para esse teórico, as realizações humanas se dão em cinco níveis, em forma de pirâmide, e a satisfação plena só ocorre quando o quinto andar é alcançado.

Os cinco andares da pirâmide de Maslow são a fisiologia, a segurança, o amor, a estima, e a realização pessoal. Desse modo, a comunicação só será efetiva na empresa quando todos os colaboradores estiverem realizados e é preciso desenvolver estratégias para que isso aconteça.

Conheça seus funcionários

Para que a comunicação seja eficiente, é necessário ter conhecimento sobre os funcionários da organização, pois cada pessoa tem suas características próprias e pode preferir um tipo de abordagem diferente para ser comunicada de algo.

Além disso, promover a boa convivência entre gestão e colaboradores é interessante para que os processos comunicacionais se desenvolvam em todos os níveis. Para isso, os eventos de confraternização são as atividades mais indicadas.

Reconheça um trabalho bem-feito

A maior crítica que os funcionários fazem às empresas em que trabalham é que há o costume de aplicação de punições ou de chamada à atenção quando alguém faz algo errado ou comete um equívoco, mas não há o hábito de elogiar ou reconhecer um trabalho bem-feito.

Para estreitar as relações entre líderes e liderados e estabelecer uma comunicação mais sincera, é preciso que sejam adotadas boas práticas para que os trabalhos bem-feitos e que se destaquem também sejam reconhecidos. Premiar os colaboradores destaque do mês com um bônus, por exemplo, pode ser uma alternativa interessante para isso.

Já as empresas que têm canais internos de comunicação, como revistas e jornais próprios ou uma TV corporativa, podem utilizar essas mídias para dar destaque aos profissionais que mais tiveram comprometimento com a organização em um determinado período.

Saiba dar feedbacks

Em tempos mais antigos, a comunicação era norteada por uma teoria chamada de teoria das balas mágicas. Nesse modelo, o receptor era atingido pelas mensagens e era totalmente passivo no processo de comunicação, sem ter nenhuma participação para que ele ocorresse, com seu papel se limitando a aceitar aquilo que era dito pelo emissor.

Hoje, esse modelo está ultrapassado, sobretudo, na comunicação interna. Agora, a comunicação é uma via de mão dupla, na qual as ações geram reações. Por isso, saber como estruturar um feedback é uma ação que deve ser desenvolvida pelos líderes.

O mesmo deve ser feito no sentido contrário, com os colaboradores também tendo a liberdade de dar feedbacks sinceros aos seus empregadores, sem ter medo de represálias, por exemplo.

Mantenha a cultura da empresa

A cultura organizacional é definida pela missão, pela visão e pelos valores nos quais a empresa acredita. É ela quem deve nortear a comunicação da empresa, como o tom de voz utilizado ao falar com os colaboradores, o estilo de escrita adotado nos comunicados internos etc.

Em empresas mais modernas, a cultura organizacional tem um aspecto mais verticalizado, de modo que não há uma hierarquia, mas diferentes cargos em um mesmo nível. Isso aproxima muito todas as esferas de uma empresa e contribui para uma melhor comunicação interna.

Desenvolva estratégias de endomarketing

Endomarketing é o nome dado ao conjunto de ações desenvolvidas pelas empresas com foco no relacionamento com os colaboradores. Geralmente, o setor de endomarketing de uma empresa é acoplado ao departamento de comunicação ou aos recursos humanos, pois são áreas que se complementam.

Profissionais de relações públicas, publicitários e jornalistas podem atuar juntos no endomarketing, desenvolvendo eventos, materiais institucionais, promoções internas, entre outras táticas úteis para que ocorra o alinhamento entre empresa e funcionários, o que resulta em uma comunicação com mais foco em resultados.

Invista em novas tecnologias

As tecnologias e a comunicação devem andar juntas e serem vistas pela diretoria das empresas como aliadas para promover melhorias em todos os âmbitos da organização. Afinal, quase que diariamente novidades surgem, e é preciso acompanhar todas elas para que os colaboradores percebam que a empresa está sempre se modernizando na forma como emite mensagens de interesse de todo o público interno.

Exemplo de uma tecnologia interessante para a comunicação interna é a TV corporativa, que pode ter uma programação desenvolvida pela empresa e ser mostrada para os funcionários em horários e locais estratégicos, como nos refeitórios ou intervalos do trabalho, por exemplo.

Além da TV corporativa, existem outras ferramentas tecnológicas que podem ser implantadas, como a intranet, as redes sociais internas, os murais digitais, entre outras. Como a evolução nessa área é muito rápida, convém ficar sempre atento às novidades do setor.

As dicas e instruções que repassamos neste post são muito relevantes para quem busca saber como melhorar a comunicação. Por isso, colocar todas elas em prática pode ser a garantia de um trabalho de maior qualidade.

Para isso, você pode sempre contar com a ajuda da TVS Mídia, que oferece boas alternativas tecnológicas, como a TV corporativa, para revolucionar a forma como a sua empresa se comunica com seus colaboradores. Assine a nossa newsletter e fique sempre por dentro das nossas novidades, com conteúdo exclusivo.

Assine a nossa newsletter

Explorar mais!

Endomarketing

O natal dos comércios

Chegada a hora mais esperada do ano, o natal é um momento de alegria para as famílias e para o comércio. Preços e vendas que

Você quer melhorar a comunicação da sua empresa?

Entre em contato Conosco!

A sua privacidade é importante para nós.

Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar todos”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar “Configurações de cookies” para fornecer um consentimento controlado.
Cookies que definimos
  • Cookies relacionados a pesquisas
  • Cookies relacionados a formulários
  • Cookies de preferências do site
Saiba mais aqui.