Garantir que a comunicação da empresa seja eficiente é vital para o bom relacionamento com os funcionários, assegurando que eles fiquem a par de qualquer mudança. Diferente mente do passado, em que as organizações se preocupavam apenas com a comunicação com o cliente, hoje os empreendedores sabem da importância da comunicação com os funcionários.
Várias ferramentas podem ser usadas para ajudar no diálogo com os colaboradores, trazendo benefícios como: melhora do clima organizacional, diminuição do risco de rumores negativos, alinhamento da equipe de trabalho, entre outros.
Para conhecer quais são essas ferramentas e como elas podem ser usadas, continue acompanhando este post:
Por que melhorar a comunicação da empresa?
A comunicação corporativa nem sempre é uma tarefa fácil. Há uma grande probabilidade de informações serem distorcidas, e esse ruído afeta negativamente o engajamento da equipe.
A partir do momento em que a empresa assume a responsabilidade de informar aos funcionários sobre toda e qualquer mudança ou tomada de decisão, ela toma para si o poder de esclarecer qualquer dúvida ou boato que surja dentro do ambiente organizacional.
Além disso, com um diálogo interno eficiente, a empresa é capaz de promover a integração entre os funcionários, direcionando equipes para o alcance de metas.
Quais ferramentas podem ser usadas na comunicação corporativa interna?
Vários recursos são aproveitados hoje para a comunicação dentro da empresa: e-mails, murais, intranet, caixa de sugestões, reuniões, manual do funcionário, etc. Mas resolvemos, neste artigo, destacar 3 ferramentas digitais que podem fazer uma diferença significativa na comunicação com seus colaboradores: TV corporativa, mural digital e mídia indoor:
1. TV corporativa
A TV corporativa chama muito mais a atenção dos funcionários que o uso de murais estáticos ou e-mail, graças à linguagem similar ao que as pessoas estão acostumadas com os canais abertos de TV.
Além disso, esse veículo permite o alinhamento da comunicação, divulgando a mesma informação a todos em real time, o que é interessante principalmente em empresas com filiais em diversos lugares.
O uso da TV corporativa também pode promover um maior engajamento entre os funcionários, divulgando a cultura organizacional, os eventos, as metas alcançadas etc.
2. Mural digital
O uso de um mural digital é uma alternativa interessante dentro das opções de comunicação interna. Essa ferramenta permite a veiculação de mensagens rápidas, porém a tecnologia avançada permite maior dinamismo ao transformar essas mensagens estáticas em anúncios digitais.
Além disso, é possível usar, no mural digital, layouts animados, avisos usando recursos divertidos, transições entre uma mensagem e outra, entre uma série de estímulos que aumentam o poder de atração dessa ferramenta.
3. Mídia indoor
A mídia indoor é muito usada em hotéis, recepções e outros espaços com grande movimentação de público, funcionando como publicidade nesses locais, ao divulgar produtos, promoções e campanhas.
Porém, essa ideia pode ser estendida para a comunicação interna de empresas. A mídia indoor pode ser aproveitada para comunicar novas parcerias ou estimular o funcionário a seguir normas de conduta, mas com uma aceitação muito maior. A intenção, aqui, é usar recursos que tornem esses avisos verdadeiros anúncios publicitários em prol da empresa.
Independentemente do tipo de recurso que você escolher para a comunicação da empresa, saiba que o segredo é pensar nos funcionários como clientes nesse momento, formatando o diálogo de acordo com o público-alvo que deseja atingir.
E você, como acha que essas ferramentas podem ajudar a sua empresa? Compartilhe este post nas suas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso a essas sugestões!