Ter uma franquia não é como abrir qualquer negócio. Muitas pessoas optam por franquias pelo fato de já possuírem uma marca consolidada no mercado e, da mesma forma, seus respectivos consumidores. Mas isso não significa que cada novo estabelecimento não precise investir em ações de marketing para conquistar seu público local.
Embora haja uma imagem global associada à marca, existe também a necessidade de investir em um marketing personalizado com potencial de atender a demandas específicas do seu público. Nesse ponto, o fato de ser franqueado não faz tanta diferença.
Desde que não fujam das diretrizes gerais, chamadas de macro marketing, as ações individuais são parte importante da fidelização de clientes e podem ser determinantes para o sucesso de uma franquia.
Quer saber mais? Então continue a leitura e confira!
Crie ações de marketing personalizadas
Associadas ao macro marketing, as ações menores tendem a repercutir de maneira positiva para o estabelecimento. Porém, como qualquer tipo de estratégia, elas precisam estar alinhadas com a visão da empresa e, ao mesmo tempo, com o perfil do seu público externo.
A primeira tarefa é escolher o raio que será atingido pelas ações, delimitando regiões e segmentando perfis para que elas sejam ainda mais efetivas.
As redes sociais, por exemplo, que são excelentes canais de comunicação para franquias, já oferecem esse tipo de função, potencializando as iniciativas de marketing digital.
Além disso, no caso de a empresa resolver fazer ações em locais físicos, a escolha desses espaços também deve vir antes de qualquer coisa.
Se um restaurante está localizado em um grande centro, rodeado por empresas e centenas de funcionários, percebe-se um público bem específico e diferente, por exemplo, daquele de um restaurante que está em uma rodoviária.
Esse tipo de diferença precisa ser levada em conta se o estabelecimento resolver fazer qualquer forma de promoção ou campanha local.
Promova interação com o público local
Partindo da noção de que a escolha de um local para abrir a franquia foi antecedida de uma pesquisa sobre o ponto comercial e as vantagens que ele oferecia, presume-se que ele esteja cercado de um público com potencial.
Embora isso seja óbvio, muitas empresas esquecem de dar a devida atenção a seus clientes locais, ignorando uma boa oportunidade de ter consumidores fiéis.
Diante disso, dentre as ações de marketing principais, podemos destacar aquelas que de fato promovam uma interação com quem passa com frequência pelo local e tem mais chance de ser atraído por alguma campanha.
Use a criatividade sem perder a identidade da rede
A partir dessa reflexão, é preciso colocar a criatividade em prática. Mala direta pelo bairro oferecendo descontos, amostras grátis do produto, promotores fazendo ações que chamem atenção com performances, tudo isso pode fazer parte do micro marketing de uma franquia.
Portanto, o recado é: ações de marketing personalizadas são essenciais para qualquer negócio, mesmo se tratando de franquias com nomes já consolidados.
Se o sucesso que você esperava ainda não chegou na sua empresa, corra atrás dele com ações que deem um diferencial para a sua franquia.
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