O que é TV corporativa?
Para você que nunca ouviu o termo “TV corporativa”, talvez esteja na hora de você saber do que se trata. Em verdade, a definição desse tipo de TV é bem simples: trata-se de um canal de comunicação interna numa estrutura empresarial qualquer, na qual televisores são utilizados para aprimorar a comunicação entre colaboradores e supervisores. O conteúdo veiculado nesses monitores pode ser bem variado, sendo que estes costumam ser estrategicamente posicionados, em locais de grande circulação, como refeitórios e corredores.
Para profissionais de comunicação interna, o principal desafio é fazer com que as mensagens e comunicados alcancem todos os trabalhadores da empresa, sem ruídos e interferências. Nesse quesito, comunicações físicas e analógicas, como memorandos em formato impresso e editais afixados à parede, se mostram como ultrapassadas e contraproducentes no ambiente moderno de trabalho.
Por que implementar em sua empresa?
Há vários motivos para buscar essa implementação. As vantagens alcançadas a médio e longo prazo podem fazer milagres para a produtividade e qualidade do trabalho dos colaboradores da empresa. Quem vive em um ambiente de trabalho caótico e desorganizado sabe que a maioria dos problemas podem ser resolvidos com comunicação.
E é exatamente aí que entra a função da TV corporativa. Esse canal de comunicação consiste na instalação de telas pelo ambiente da empresa, com vistas a veicular um conteúdo atrativo e de fácil acesso, incrementando ações de endomarketing, melhorando a integração entre os colegas de trabalho, acompanhando o progresso de metas e atividades etc.
Na formulação atual do mercado, todos esses processos são essenciais para garantir a produtividade da empresa, e portanto devem ser controlados e otimizados ao máximo. Lembrando que uma empresa só consegue sobreviver nesse mercado quando mantém um nível aceitável de competitividade, e para isso é preciso muita organização.
Dicas de instalação da TV corporativa
No momento da instalação da TV corporativa, é importante prezar pelo aspecto estratégico da localização. Evite implementar o canal de comunicação digital em locais com pouca movimentação e circulação de funcionários. Ao contrário, preze pelas localidades com maior tráfego de colaboradores, como corredores por onde todos passam e refeitórios onde todos vão para comer. Caso você queira dar um passo adiante e levar a comunicação intraempresarial para um próximo nível, implemente a TV corporativa dentro de todos os departamentos, elevando a comunicação a um nível perto do ideal.
É claro que, nesse cenário, o investimento é melhor. Porém, no médio e no longo prazo, o aumento de produtividade e de organização da empresa compensará o valor desembolsado.
Demais dicas
Acerca do conteúdo veiculado na TV corporativa, é importante ter as prioridades organizadas e em dia. Uma dica importante é evitar a repetição e a redundância de material, deixando o que é veiculado pela TV corporativa limitado ao nível do essencial.
Nesse sentido, lembretes são muito importantes, para manter todos os colaboradores plenamente conscientes da agenda de reuniões e calendário de eventos da empresa. Assim, ninguém poderá dar a desculpa de que “esqueceu” alguma coisa, quando havia avisos estampados e piscando em todos os corredores. Então, se o seu objetivo é aprimorar a memória de curto prazo e o comprometimento de sua equipe, a veiculação de avisos e datas é muito importante.
Outra forma de estimular o maior engajamento por parte dos trabalhadores da empresa é a inserção de metas específicas a um período de tempo e objetivos da empresa na programação da TV corporativa. Exibir funcionários do mês e outros com performance acima da média também é uma forma de recompensar e estimular a produtividade.
Se, por outro lado, a falta de integração entre os membros da equipe esteja limando a produtividade da empresa, há algumas medidas que podem ser tomadas através da TV corporativa. Nesse caso, o mais importante é a veiculação de conteúdo pessoal relacionado aos colaboradores, como fotos e vídeos de eventos internos da empresa.
Conclusão
Sendo assim, parece-nos que as vantagens do uso da TV corporativa superam largamente os custos de sua implementação da empresa. Alguns dos principais benefícios da presença de uma TV corporativa no seu ambiente de trabalho incluem um endomarketing potencializado, com o fortalecimento e a fidelização da equipe de colaboradores. Outros efeitos positivos para o seu negócio envolvem a melhora da integração entre os trabalhadores e a recompensa de comportamentos desejados e produtivos para a empresa como um todo.