Gatilhos mentais: saiba como utilizá-los em suas estratégias

gatilhos mentais

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Quem trabalha como copywriter, ou seja, que desenvolve textos para ações de marketing, precisa sempre atrair a atenção dos leitores, como em títulos de artigos em ações de marketing de conteúdo, nas chamadas de posts nas redes sociais, em peças publicitárias para divulgação em mídias diversas etc. Para que isso ocorra, utilizar de gatilhos mentais é fundamental.

Neste post, você saberá mais sobre o assunto, entendendo o conceito de gatilhos mentais e quais são as principais modalidades que eles podem ter para chamar a atenção das pessoas. Continue conosco e descubra agora mesmo!

O que são gatilhos mentais?

Gatilhos mentais podem ser definidos como as decisões que a nossa mente toma sozinha, sem que haja um grande esforço de pensamento para isso. Se você faz o mesmo percurso para ir de casa até o trabalho todos os dias, por exemplo, sua mente não presta atenção em cada detalhe do caminho, pois você já o conhece muito bem e age como se estivesse no “piloto automático”.

De acordo com a linguista Laila Vanetti, que é especialista em retórica e escrita persuasiva, os gatilhos mentais podem também ser usados no marketing como uma técnica que faça, por exemplo, com que as pessoas ajam por impulso e assim acessem um conteúdo, cliquem em uma promoção ou façam uma compra.

Para que isso aconteça, no entanto, é preciso que o redator responsável pelas peças de marketing de uma determinada marca seja perspicaz e desenvolva textos altamente persuasivos, indo ao encontro dos desejos da persona da estratégia.

Quais são os principais modelos de gatilhos mentais existentes?

Os gatilhos mentais podem ser entendidos como facilitadores para o nosso cérebro, contribuindo para que as decisões sejam tomadas mais rapidamente. Desse modo, eles foram categorizados de diferentes formas, sendo que cada uma delas pode ser utilizada em um tipo de situação. Veja alguns exemplos, a seguir.

Escassez

A mente humana tende a relacionar a escassez com o valor monetário ou sentimental. Desse modo, você obterá bons resultados se lançar um produto exclusivo e no anúncio dizer algo como “São apenas 50 peças desse produto, garanta já a sua”.

Prova social

Quando uma grande quantidade de pessoas fez alguma coisa, isso pode servir como um gatilho mental de prova social. Exemplo disso pode acontecer se alguém estiver fazendo uma campanha de uma livraria para vender um best-seller do momento, por exemplo. Sendo assim, o estrategista da loja de livros pode fazer uma chama do tipo “Mais de 5 milhões de pessoas já leram esse romance. Descubra o porquê de tanto sucesso.”

Urgência

Um dos gatilhos mentais mais eficazes e que fazem com que as pessoas tomem decisões de forma rápida e sem pensar é a urgência. Nesse caso é preciso deixar claro que uma oferta tem uma validade e que se não for aproveitada naquele exato momento, talvez não seja possível comprar um produto por um preço tão baixo em outra situação, por exemplo. O Magazine Luiza é mestre nessa estratégia há muito tempo, com o slogan “Só amanhã no Magazine Luiza você compra”.

Utilizando gatilhos mentais nas suas estratégias de marketing você conseguirá executar ações ainda mais eficazes, garantindo assim o sucesso de vendas da sua empresa.

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