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Menu Board Digital x Cardápio Impresso: quem leva a melhor?

Menu Board Digital

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Se você já passou por alguma praça de alimentação, provavelmente percebeu que a maioria dos restaurantes adotaram soluções tecnológicas para promover seus produtos. Um exemplo é a utilização do menu board digital, o famoso cardápio digital que fica exposto para todos os clientes.

Essa tecnologia tem dominado o mercado, já que apresenta diversos benefícios para restaurantes, franquias e qualquer estabelecimento que deseja inovar em sua comunicação com os clientes.

A possibilidade de personalização, flexibilidade para realizar alterações e grande atratividade têm mostrado como essa estratégia é inteligente.

Mesmo assim, muitos empreendedores ficam na dúvida se os consumidores realmente gostam dessa opção, mantendo apenas o uso de cardápios de papel em seus estabelecimentos.

Pensando nisso, fizemos uma comparação entre o menu board digital e cardápios impressos, avaliando seu desempenho nas principais características de um menu para clientes. Confira!

Atração visual

Começando com o fator da atração visual.  Os cardápios de papel podem ser atrativos para os consumidores. Quando bem construídos, eles apresentam informações relevantes, uma boa estrutura de opções e imagens que reforçam os atrativos do estabelecimento.

Entretanto, para que os clientes se interessem e tenham contato com o cardápio, é necessário que eles se direcionem até o local e avaliem o cardápio na entrada, ou então, que eles sentem à mesa para receber o menu em suas mãos.

Dessa forma, é necessário que outros fatores sejam atrativos para que os consumidores escolham o local, como a faixada, odores, música ou ambiente convidativo.

Já o menu board digital funciona como um fator de atração visual para os consumidores. Como os monitores são grandes, é possível incluir imagens, vídeos e animações que serão vistas de longe. Nesse sentido, o cliente faz contato com o conteúdo de atração, os itens do menu, de forma mais rápida.

Conteúdo do menu

Como falamos, menus bem construídos são fundamentais para convencer o cliente de que o local oferece as melhores opções para ele.

Para isso, é necessário apresentar os itens de forma correta, seguindo uma estratégia de atratividade e importância. Além disso, a maioria dos locais usam imagens de seus principais pratos, com o intuito de torná-los mais atrativos.

Outra característica comum dos cardápios impressos é a necessidade de incluir todos os itens oferecidos em apenas um menu.

Dessa forma, quando o local trabalha com itens apenas para o almoço ou café da manhã, os clientes que visitam durante a noite ainda visualizam as opções, mas não podem pedi-las, o que acaba apenas confundindo e, muitas vezes, frustrando os consumidores.

O uso de um menu board digital permite que o conteúdo siga as boas práticas de um cardápio impresso, com imagens e ordem estratégica de apresentação.

Além disso, é possível usar um menu para cada momento do dia, apresentando apenas as opções disponíveis e facilitando a decisão dos clientes.

Flexibilidade de alterações

Algo muito comum em restaurantes e estabelecimentos é a falta de ingredientes e produtos esgotados. Em alguns casos, uma etiqueta é colocada no cardápio, indicando a falta do item ou o próprio garçom informa os consumidores.

Entretanto, em muitas ocasiões, é comum que o cliente faça sua escolha e só após o pedido feito a equipe informe que ele terá que escolher outra opção.

Além de frustrar o cliente, essa prática aumenta o tempo de escolha e espera pelo prato e, caso o estabelecimento tenha fila de espera, pode perder outros consumidores que não querem esperar por tanto tempo.

Ambos os problemas não acontecem em locais que usam o menu board digital, uma vez que é possível fazer alterações em tempo real, retirando os itens em falta ou apenas indicando que eles estão esgotados.

Outra facilidade fornecida por essa solução é a possibilidade de incluir promoções e novidades de forma mais visível, dando destaque à elas.

Em locais com cardápios de papel, as novidades precisam ser colocadas como itens adicionais, como um folder à parte ou item na mesa, de forma separada, o que indica mais gastos e espera no processo de impressão para fazer o lançamento.

Atenção do cliente

Outro fator a se considerar entre as opções de cardápios é o quanto eles predem a atenção dos clientes. Os itens impressos precisam ser muito diferentes do tradicional para chamar atenção e realmente prender a atenção total dos consumidores.

Algo comum no momento de decisão, principalmente quando os itens ficam expostos na frente do estabelecimento, é o cliente olhar para outros locais, mexer no celular e não dar atenção ao cardápio. Dessa forma, ele fica mais propenso a mudar sua escolha.

Já o cardápio digital pode usar algumas práticas para chamar mais atenção e prender seu interesse, como cores mais vibrantes e itens em movimento, por exemplo.

Normalmente, os clientes se interessam mais por conteúdo em constante mudança, uma vez que eles também funcionam como distração enquanto eles esperam.

Custos

Por fim, temos que avaliar o custo de cada uma das opções. Os cardápios impressos são claramente um investimento menor feito pelo estabelecimento.

Entretanto, junto com esse valor devem ser inclusos os gastos com trocas que devem ser feitas periodicamente, alterações e correções quando as informações mudam e todo o processo deve ser feito novamente e também outros investimentos com itens adicionais, como lançamentos de novos pratos e promoções.

Já o menu de board digital representa um investimento inicial alto. Ele envolve a contratação de uma empresa especializada no assunto, compra dos monitores e preparo do conteúdo. Além disso, devem ser consideradas manutenções periódicas no funcionamento dos aparelhos.

Entretanto, apesar de parecerem mais caros, os menus digitais ajudam a empresa a reduzir outros custos e apresentam vantagens que atraem clientes, ou seja, o retorno sobre o investimento é maior quando considerados os ganhos em vendas e atratividade.

Fica claro que o uso do dessa ferramenta é uma tendência para todos os negócios que querem manter a concorrência e atrair clientes para seu ponto de venda. Portanto, adotar essa estratégia é só uma questão de tempo.

O menu board digital também apresenta mais vantagens em todas as características importantes para se comunicar com os consumidores. Ele é capaz de atrair mais clientes, prender sua atenção, receber modificações de forma mais rápida e ainda representa baixo custo de investimento para a empresa.

Você acha que o seu negócio pode aproveitar esses benefícios? Então veja quais cuidados necessários na hora de escolher um fornecedor de menu board digital para sua empresa!

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