O marketing digital está revolucionando a comunicação das empresas. Se antes elas estavam limitadas a propagandas caras veiculadas na TV, rádio ou jornal, hoje em dia é possível divulgar o seu negócio com a ajuda da internet. O marketing digital para franquias tem apresentado excelentes resultados, por permitir uma divulgação mais focada no público-alvo.
Apesar do crescimento exponencial dessa forma de propaganda, muitos empreendedores ficam inseguros em investir nisso, às vezes por não conhecer como funciona o marketing digital e não saber como direcioná-lo para alcançar resultados. Se esse é o seu caso, acompanhe este post até o final.
Saiba como funciona o marketing digital para franquias
O marketing digital é muito democrático e pode ser usado para empresas de pequeno, médio e grande porte. Porém, para franquias ele se torna um veículo interessante porque serve como apoio de campanhas maiores feitas pela marca.
Além disso, ele permite que o empreendedor consiga focar nas variações que o produto oferece para aquela região de atuação, fazendo um trabalho muito mais focado e que traz melhores resultados, já que os clientes se identificam com o que está sendo proposto.
O marketing digital também torna mais acessível a divulgação do produto pelas franquias, já que exige um orçamento menor que a mídia tradicional e também traz excelentes resultados, atuando também na fidelização dos clientes e construção da reputação da empresa.
Procure uma consultoria especializada
Apesar de democrático e acessível, uma campanha de marketing digital para franquias não é tarefa fácil. Para ajudar nesse processo, faça um primeiro contato com uma consultoria especializada. No mercado há uma série de empresas com ótimos resultados que podem ajudar você a construir a campanha mais adequada para a sua empresa, dando um direcionamento mais preciso e ajudando a coletar resultados e promover melhorias.
Comece com um bom plano de marketing
O marketing digital bem-feito depende de um bom planejamento. É preciso entender, antes de tudo, onde você quer chegar: tornar sua franquia mais conhecida? Pretende melhorar o relacionamento com os clientes? Deseja divulgar a chegada de um novo produto? Precisa aumentar o movimento em uma época específica?
O planejamento de marketing vai ajudar a direcionar a campanha para seus objetivos primordiais e conseguir resultados mais otimizados, definindo a abordagem e as metas para o período.
Crie um site matador
O site é a porta de entrada da sua empresa. Ele vai refletir toda a cultura da franquia, com o uso da paleta de cores, imagens e linguagem de texto mais adequados às pessoas que você quer atingir.
Muitas empresas precisam obedecer a linguagem visual adotada pela matriz da franquia, mas sempre é possível personalizar alguns detalhes para adaptar a página à sua realidade.
Uma questão importante é tornar o site responsivo para mobile. Atualmente, 68% das buscas na internet são feitas por dispositivos móveis, portanto, é essencial que a sua página possa ser bem vista tanto em desktops quanto em celulares.
Tenha um blog com conteúdo relevante e atraente
Com um bom blog, a sua franquia terá condições de atrair um novo público para o seu site. Ao publicar um conteúdo interessante e de relevância, esse material vai chamar a atenção de quem estiver pesquisando sobre o assunto na internet e essa pessoa pode contratar os seus serviços a partir dessa relação.
Para que isso aconteça, o conteúdo deve agregar e ajudar a solucionar problemas do seu cliente, envolver o consumidor e estabelecer uma relação de confiança e, como toque final, apresentar suas soluções para que o consumidor considere o seu negócio como um parceiro.
Além disso, o blog deve contar com técnicas que o tornam visível nas pesquisas do Google.
Marque presença nas mídias sociais
As mídias sociais são o novo canal de comunicação com o público. É por meio delas que as pessoas conseguem interagir com as marcas, deixarem dúvidas, sugestões, reclamações e estabelecerem um relacionamento com a empresa.
Você pode escolher canais como o Yotube, Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn. Para que os resultados sejam melhores, procure desenvolver uma linguagem de acordo com o público e que tenha a ver com a sua franquia. Uma empresa jovem tem uma abordagem mais descontraída do que uma organização voltada para pais de família por exemplo.
O essencial é sempre valorizar o atendimento e o diálogo com o consumidor, fazer com que ele se sinta acolhido e bem atendido. Isso pode fazer toda a diferença e provocar um crescimento exponencial da sua franquia.
Invista em campanhas de anúncios
Hoje, o Google e as mídias sociais oferecem campanhas de divulgação nas quais você pode limitar as pessoas que vão receber essas informações, de acordo com o nicho que deseja atingir.
Vamos supor que a sua franquia vai começar a vender sorvete de cupuaçu em Recife: é possível programar a campanha para que o anúncio apareça apenas para os moradores dessa cidade quando eles procurarem no Google onde vende esse sabor de sorvete.
Com isso, há a maximização dos investimentos e um melhor retorno dessas campanhas.
A ferramenta Google Meu Negócio é interessante se a sua franquia contar com uma loja física. Você cadastra o seu endereço e e após a validação dos dados, o ponto é localizado pelo Google Maps. Isso vai facilitar muito a chegada de novos clientes ao seu estabelecimento.
Mensure os resultados
Todo esse trabalho é em vão se não houver um acompanhamento dos resultados que a campanha trouxe para a sua empresa. O próprio Google fornece relatórios de visitas ao seu site, de pessoas que receberam o seu anúncio e clicaram nele, quantos possíveis clientes foram atingidos pelo anúncio do Facebook etc.
Ter acesso a esses números é extremamente importante para entender se a sua estratégia de marketing está funcionando, e se é preciso fazer alguns ajustes para que ela atinja os objetivos que você determinou nos primeiros passos. Além disso, procure observar se houve um aumento na movimentação em lojas físicas; vale até mesmo perguntar para clientes novos como eles ficaram conhecendo a sua franquia e o que os levou ali.
O marketing digital para franquias é uma ferramenta indispensável para o bom desenvolvimento do negócio. Com o avanço da tecnologia, a sua empresa poderá alcançar mais consumidores interessados na sua marca e, consequentemente, aumentar o seu faturamento.
Agora que você já sabe como criar uma boa campanha de marketing digital para franquias e como ela vai ajudar no crescimento da sua empresa, siga o nosso perfil no Facebook, Twitter e LinkedIn e tenha acesso a mais informações valiosas como estas!