O que é mural digital e como implantar em sua lanchonete?

mural digital

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A tecnologia oferece muitas alternativas inovadoras para tornar os processos no negócio mais positivos. Digitalizar a comunicação interna de uma lanchonete pode ser muito benéfico para as vendas, abrindo muitas possibilidades para a empresa. Essa estratégia pode otimizar os processos de troca de informação no estabelecimento, tornando o atendimento mais ágil e efetivo.

Um dos recursos tecnológicos que vem fazendo muito sucesso no mercado é o mural digital. Essa ferramenta inovadora pode dinamizar o intercâmbio de dados e tornar a equipe mais engajada e informada. Quer conhecer o mural digital e saber como implantá-lo na sua lanchonete? Continue acompanhando o nosso post e entenda mais sobre o assunto!

O que é o mural digital?

O mural digital é um recurso de transmissão de informação que utiliza diversos formatos de mídia como vídeos, imagens, gráficos, textos. As mensagens são veiculadas em monitores profissionais, sendo que o seu conteúdo é controlado por um player, que basicamente é um dispositivo que faz a ligação entre os dados do computador e a TV.

A tecnologia do mural digital é um exemplo de digital signage (sinalização digital), que é uma rede de telas controladas por um equipamento centralizado. Isso acontece por causa da ferramenta da nuvem.

Os equipamentos recomendados para o mural digital são os monitores LFD (Large Format Display), que são de uso profissional. Eles são diferentes das telas de LCD domésticas porque suportam grandes quantidades de tempo ligados, apresentam um tamanho maior que as TVs convencionais e possuem bordas finas. Apesar de mais caros do que a televisão doméstica, eles são mais compensatórios a longo prazo.

É bom lembrar também que o mural digital é uma estratégia bem direta na distribuição de informação. Ele veicula dados por meio de mensagens de rápida leitura e linguagem simples.

Como o mural digital funciona?

A forma de funcionamento do mural digital é muito simples. A equipe responsável pela estratégia de comunicação interna deve fazer o planejamento do conteúdo a ser divulgado. Em seguida, essas informações são colocadas em um software de gestão de programação, ferramenta necessária para a montagem dos vídeos, gráficos, imagens e mídias componentes da estratégia comunicativa.

O player que está acoplado no monitor LFD recebe os dados do software, por meio da tecnologia de nuvem e os transmite para a TV. A partir daí, as mensagens formuladas são exibidas na tela.

Quais as vantagens do mural digital?

O mural digital tem uma série de vantagens. Veja mais a seguir!

Sustentabilidade

O mural de papel também veicula bem a informação, mas o manuseio deles não é uma tarefa fácil. Afinal, para garantir a transmissão de um bom volume de mensagens, é preciso trocar os papéis com certa frequência. Além de não ser muito prático, isso não é nem um pouco sustentável.

Afinal, o que acontece com essas folhas depois do uso por um breve período de tempo? Elas são descartadas. A longo prazo, isso gera um grande volume de lixo. E já sabemos o quanto é importante que as marcas hoje em dia demonstrem sua preocupação com o meio ambiente. Além de ser uma medida importante para a preservação do planeta, as ações sustentáveis contribuem para construir uma imagem positiva para o negócio.

O mural digital é uma excelente alternativa para que a organização comunique os conteúdos necessários sem agredir o meio ambiente. Ela pode transmitir um volume enorme de informações sem gerar lixo, pois tudo é feito em computadores e em plataformas digitalizadas.

Além disso, os equipamentos utilizados possuem um bom tempo de vida e já existem empresas que fazem a reciclagem do lixo eletrônico. Assim, sua lanchonete pode fazer o descarte correto dos aparelhos utilizados, depois de muitos anos de uso.

Atratividade

O que você acha que é mais atrativo? Um cartaz estático, feito em papel ou uma plataforma de vídeos e imagens dinâmicos? O mural digital se sobressai em atratividade por permitir que você use mídias diversas na veiculação da informação. Animações e vídeos são naturalmente chamativos, além de darem a oportunidade de transmitir as mensagens de uma forma mais descontraída e envolvente.

Na comunicação interna, o mural digital é uma ótima alternativa para conscientizar os colaboradores dos processos e garantir que as atividades sejam realizadas com qualidade. E se você utilizar o mural digital também na divulgação com os clientes, você pode apostar em imagens chamativas que despertem o apetite dos consumidores e mostrem o quanto os artigos da lanchonete parecem saborosos.

Facilidade de gestão

Gerenciar um mural digital é uma tarefa simples. Basta ter um computador que comporte um software de gestão de programação. Como os dados são transmitidos pela nuvem, não há dificuldades com o uso de HDs externos e pendrives, nem risco da perda ou desconfiguração de dados.

A mensagem é comunicada por meio do player com agilidade, com uma tecnologia segura. Além disso, a lanchonete pode fazer alterações no conteúdo com facilidade no programa e a TV vai exibir os novos dados de imediato. Ou seja, as atualizações são feitas em tempo real. Caso aconteça alguma modificação no cardápio (como o esgotamento de um produto ou mesmo o erro em algum preço), a lanchonete pode fazer a correção rapidamente e minimizar problemas.

Como implantar um mural digital em sua lanchonete?

Para saber como implantar um mural digital em sua lanchonete, siga as dicas a seguir!

1. Tenha uma equipe de planejamento de conteúdo

Todas as informações que vão ser veiculadas no mural digital precisam passar por uma estratégia de comunicação interna. A equipe deve fazer pesquisas e levantamento de dados. Assim, é possível reunir e organizar os conteúdos que vão ser passados em cada tela.

2. Defina um software de gestão de programação

O software de gestão de programação é a plataforma em que você vai fazer a composição dos vídeos, mídias, animações e imagens. É importante escolher um programa que esteja adequado às necessidades da empresa.

3. Escolha um equipamento para a reprodução da programação nas telas

Selecionar os aparelhos adequados para a reprodução das mensagens é fundamental para garantir que a estratégia dê certo. Como nós já comentamos, o ideal é utilizar monitores LFD. Nesse passo também é necessário fazer a aquisição do player compatível com o aparelho escolhido.

4. Defina pontos de instalação

Os pontos para distribuição das telas devem ser estratégicos, para que as informações veiculadas sejam visualizadas pelo público. Colocar os monitores em áreas de fácil visualização em momentos de espera e filas, por exemplo, é uma ótima alternativa.

5. Avalie os resultados

O mural digital é uma excelente alternativa, mas é importante fazer avaliações periódicas para realizar a estratégia de forma efetiva. Para isso, observe os resultados e faça melhorias em caso de necessidade.

O mural digital é um recurso de comunicação dinâmico e interativo que traz uma série de resultados positivos para a lanchonete. Além de ser muito sustentável, essa ferramenta abre a possibilidade de capturar a atenção do público e ampliar o alcance das informações.

E então? Gostou de aprender o que é mural digital e como implementá-lo na sua lanchonete? Aproveite e entre em contato com a nossa empresa e conheça os nossos serviços!

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