Passo a passo para montar conteúdo para mídia indoor

conteúdo para mídia indoor

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Apostar em digital signage para atrair clientes é uma excelente estratégia de marketing, mas, sem cuidado na hora de planejar o conteúdo para mídia indoor, todo esforço e investimento são desperdiçados.

Essa preocupação não se limita apenas ao tipo de mídia que será exibido: é importante cuidar também de aspectos técnicos que prejudicam a transmissão e podem chamar a atenção de maneira negativa para a sua marca.

Confira neste post o passo a passo para montar um conteúdo de mídia indoor, além de alguns requisitos técnicos para que sua estratégia de divulgação alcance os resultados. Boa leitura!

A importância do conteúdo para mídia indoor

As especificações técnicas são importantes para montar um digital signage atraente, mas é o conteúdo que vai colocar em ação as regras da sua campanha e trazer os resultados desejados.

O objetivo da campanha deve ser levado em consideração, assim como o público-alvo, o local em que o digital signage será instalado, entre outros aspectos. Entre as metas de uma estratégia envolvendo a mídia indoor, podemos destacar:

  • aumento nas vendas dos produtos;
  • divulgação de promoções;
  • desenvolvimento de branding;
  • entretenimento de clientes na fila de espera;
  • informativo interno;
  • exibição de menu digital.

Para TVs corporativas, é interessante mesclar a comunicação interna da empresa com informativos gerais e entretenimento. Integrar um feed de notícias com material exclusivo também é uma estratégia interessante para passar o recado sem o risco de ser cansativo.

A partir dessa definição, é possível pensar nas peças que vão compor o conteúdo exibido. Há também a opção de terceirização desses vídeos, contratando uma empresa especializada que possa desenvolver o material que será exposto, de acordo com o ramo de atividade e as metas do seu negócio.

Contar com um parceiro para a criação desse conteúdo vai ajudar na elaboração de vídeos interessantes, com qualidade e que engajem seu público, trazendo um bom retorno sobre o investimento aplicado.

Especificações técnicas para a exibição de mídia indoor

Agora você já sabe quais são os objetivos da contratação do digital signage, o que quer exibir e que tipo de conteúdo é o mais indicado para o seu negócio, é hora de estruturar a instalação para que a mensagem seja transmitida com sucesso.

Destacamos alguns pontos que devem ser observados nessa fase:

Escolha o hardware

No hardware, estão incluídos todos os equipamentos que compõem o sistema de exibição: telas, players, suportes, cabeamentos e aparelhos de conexão com a internet.

Para as telas, monitores LFD são os mais indicados, por serem produzidos especialmente para o digital signage, mas também podem ser usadas telas de LCD, LED e plasma.

Os players vão reproduzir as mídias nas telas. Podem ser usados PC, mini PC, Android players e até mesmo aparelhos desenvolvidos especificamente para digital signage. Vale lembrar que para PCs e notebooks, o sistema operacional deve ser Windows 7 ou superior, enquanto players Android exigem a versão KitKat 4.4 ou superior.

Se houver uma grande distância entre tela e player ou for necessária a exibição em diversas telas, será necessário o uso de extensores ou replicadores de vídeo.

Atente à conectividade

Pode parecer básico, mas esse aspecto às vezes é ignorado na hora de planejar a mídia indoor. Para garantir o dinamismo e a interatividade, é essencial que os players tenham uma boa conexão com a internet.

Essa ligação vai permitir o monitoramento do conteúdo e, com a ajuda de um software de gerenciamento, é possível atualizar a programação exibida remotamente.

Lembre-se do software de gerenciamento

O software é uma das principais ferramentas de exibição de conteúdo em mídia indoor. Ele tem diversas funções, entre as quais podemos destacar:

  • gerenciamento de programação: os conteúdos que serão exibidos são programados, de acordo com o horário e a quantidade de visualizações desejadas;
  • armazenamento de conteúdo: todos os conteúdos podem ser armazenados na nuvem ou em um servidor local;
  • monitoramento: tudo que é exibido em cada tela pode ser acompanhado por meio dessa ferramenta;
  • Geração de relatórios: o número de exibições, bem como sua programação, pode ser comprovado, tornando essa função essencial para a prestação de contas aos clientes.

Faça uma boa instalação

A instalação dos equipamentos nos pontos de mídia indoor também exige uma atenção especial. Devem ser considerados o consumo de energia elétrica, a distância para as tomadas de energia, a necessidade de repetidores de sinal, a presença de entradas de rede a cabo ou Wi-Fi, entre diversos detalhes técnicos importantes.

Tome cuidado com erros técnicos

Após a instalação, é essencial observar se o conteúdo exibido não apresenta erros técnicos que podem prejudicar completamente a sua campanha. Destacamos aqui os três principais:

Ausência de borda de segurança

Há uma grande variação de tamanhos e tipos de tela entre os monitores disponíveis no mercado, o que pode gerar incompatibilidade entre a área do conteúdo e o dispositivo de exibição do vídeo. Isso provoca “cortes” indesejados na imagem.

Para evitar esse problema, sempre produza conteúdos com uma borda de segurança, com o tamanho de 4% da altura e da largura da imagem.

Tamanho da fonte

O tamanho da fonte aplicado na composição da imagem é outro aspecto importante: uma fonte pequena demais vai prejudicar a visualização, uma fonte grande demais vai prejudicar a estética da campanha. Para identificar o tamanho ideal, é necessário levar em consideração a distância do posicionamento da tela.

Velocidade da informação

A programação de um conteúdo para mídia indoor deve ser dinâmico e prender a atenção do espectador, porém tenha um cuidado especial para que as imagens não sejam tão rápidas a ponto de o cliente não absorver o que está sendo exibido. Frases muito longas também devem ser evitadas, assim como o uso de termos complexos.

Cuide do gerenciamento e da manutenção

Uma vez que o digital signage foi implementado, é importante cuidar do gerenciamento do conteúdo exibido. Essa tarefa inclui o monitoramento da rede, a manutenção técnica, a análise dos relatórios de exibição, verificação de resultados e atualização da programação.

Pensar em todas as especificações técnicas e no conteúdo para mídia indoor vai ajudar a montar uma estratégia eficiente de marketing para o seu estabelecimento, ajudando a atrair mais clientes fiéis ou aumentar o volume de vendas, fazendo o investimento aplicado valer a pena.

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