3 dicas para montar um cardápio semanal para seu restaurante

cardápio semanal

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Elaborar o cardápio semanal do restaurante pode parecer tarefa simples, mas existem algumas táticas que fazem a diferença no momento de atrair novos clientes. Neste texto, você encontrará orientações importantes para criar e oferecer pratos diferenciados.

É importante entender que a variedade de opções é uma maneira de fidelizar seu cliente, pois ele saberá que encontrará diferentes tipos de pratos ao longo dos dias. Além disso, dificilmente vai se cansar ao visitar seu estabelecimento com frequência. Vamos às dicas? Acompanhe o post e saiba como começar!

1. Conheça seu público

Conhecer o público é essencial para criar um cardápio mais personalizado, de acordo com suas necessidades. Por exemplo: se seu restaurante fica próximo de academias e é frequentado por pessoas que se exercitam, provavelmente a preferência será por um cardápio mais natural, com comidas menos calóricas.

Por outro lado, se o público é composto por pessoas que trabalham nas proximidades e que sempre consomem em seu restaurante, a variedade dos pratos ao longo da semana será fundamental. Você pode determinar que a quarta-feira terá como destaque a feijoada, que a quinta-feira terá foco em massas etc.

2. Aposte na variedade de ingredientes

Mesmo conhecendo seu cliente, saiba que os gostos das pessoas são bastante particulares. Ou seja, nem todo mundo tem preferência pelo mesmo tipo de salada, de carne ou de massa.

Por isso, busque oferecer produtos variados: verduras e legumes, mais de um tipo de carboidrato, molhos e temperos diferenciados, refeições veganas. Evite apostar em um só modo de preparo — com apenas produtos fritos, assados ou cozidos — para que as pessoas não enjoem. Em vez disso, procure sempre ter mais de uma opção.

3. Use temáticas no cardápio semanal

Aproveitar datas sazonais e comemorativas para preparar almoços temáticos é uma maneira de surpreender e até mesmo de encantar seus clientes, além de se diferenciar da concorrência.

O calendário de marketing ao longo do ano permite a criação de diversos cardápios interessantes. Você pode trabalhar com comidas de festa junina em junho, apostando em alguns pratos temáticos além dos normais, como milho cozido, churrasco no espeto, sobremesas com amendoim, coco ou paçoca etc.

O mesmo acontece no Natal ou na Páscoa, mas não para por aí. Seu restaurante pode se inspirar no Dia das Mães, Carnaval e investir em cardápios que combinem com cada tema.

Montar um menu completo requer planejamento antecipado — semanal ou mensal —, criatividade, estudo do cliente, do ambiente que o restaurante está inserido e da concorrência.

Investir na variedade de ingredientes, colher feedbacks das pessoas, usar temas para se destacar da concorrência e entregar pratos de qualidade todos os dias são excelentes ações para montar um cardápio semanal que conquiste o público. Afinal, um cliente fidelizado é também um divulgador da marca, e ajuda a trazer novos consumidores para seu negócio.

Você gostou deste post com orientações para a criação do cardápio de seu estabelecimento? Então, continue aprendendo sobre fidelização e confira as nossas 3 dicas para fazer os clientes millennials amarem seu restaurante!

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