Um dos fatores que mais influenciam um consumidor que entra em um bar pela primeira vez é a percepção que ele tem do ambiente. Nesse sentido, a comunicação visual do empreendimento pode atrair ou espantar a clientela.
O visual do ambiente físico pode ser um diferencial competitivo para bares e restaurantes, onde quem sai na frente é quem investe melhor. Por isso, neste texto falamos sobre alguns dos principais motivos para você começar a investir no visual de seu bar. Acompanhe!
O que é e como funciona a comunicação visual?
O conceito de comunicação visual está relacionado a elementos visuais utilizados de forma estratégica para transmitir a identidade de uma marca e comunicar uma boa impressão para o público.
São elementos visuais as imagens, o mobiliário, as cores, as texturas, os letreiros e outros itens que compõem visualmente um ambiente.
Quais são as vantagens da comunicação visual?
Conheça, a seguir, algumas das principais vantagens de investir na comunicação visual do seu bar. Acompanhe!
1. Auxilia na atração e fidelização de clientes
Na maioria das vezes, o primeiro contato que o consumidor tem com um estabelecimento é por meio da visualização do local. A primeira impressão que ele tem pode ser decisiva na hora da escolha.
Quem procura um bar para frequentar está em busca de uma boa experiência e de bons momentos no local. Por isso, um ambiente agradável, aconchegante e de acordo com as preferências do público é fundamental para captar e fidelizar clientes.
2. Agrega valor instantaneamente ao serviço
Você já deve ter notado a diferença de visual — e de preço! — entre uma loja de luxo e uma popular. Nem sempre se trata de uma loja de marca, mas pelo fato de investir em um visual requintado, a empresa consegue transmitir valor para o cliente, que não se incomoda de pagar mais por um produto de qualidade.
O mesmo acontece em um bar. Note a diferença entre o valor que um cliente dá para um local visualmente envolvente e outro sem nenhum apelo. É possível pagar preços consideravelmente diferentes em pratos muito similares, unicamente pela imagem que o estabelecimento transmite para o consumidor.
3. Aumenta a competitividade do negócio
Um bar visualmente interessante tem vantagens em relação aos concorrentes que não investem em comunicação visual, pois ganha a preferência dos clientes e afirma uma identidade de marca no mercado. Além disso, consegue competir no mesmo nível com bares que também apostam no visual do ambiente.
Investir em comunicação visual requer um estudo do consumidor, um alinhamento profundo com os valores da marca, um bom planejamento para conseguir bons resultados a um preço acessível. Esse investimento certamente fará diferença na imagem que o cliente terá em relação ao serviço oferecido por sua empresa.
Você gostou deste post sobre os motivos para investir na comunicação visual do seu bar? Então continue a visita em nosso blog e aprenda ainda mais: para melhorar seu empreendimento, leia agora mesmo o texto com dicas criativas para o design do seu menu digital. Boa leitura!