Quando a popularidade da sua loja aumenta, é comum que em certos momentos do dia você tenha filas no estabelecimento, seja no checkout, seja no provador ou até mesmo para consultar um vendedor. Nesse momento, uma preocupação comum é que os clientes desistam da compra e saiam da loja frustrados, o que normalmente acontece. Para minimizar esse problema, as empresas estão usando o Digital Signage.
O Digital Signage é um tipo de mídia indoor, significando “sinalização digital”, e nada mais é que o uso de displays e painéis digitais no ambiente da empresa, seja ela uma loja ou prédio administrativo. O uso desses aparelhos é feito com a finalidade de melhorar a experiência do cliente em um ambiente de espera, criando distração e fornecendo conteúdo.
Pensando nisso, explicamos a seguir como o Digital Signage ajuda a sua empresa a lidar com filas e aumentar os seus resultados! Confira.
Melhora a percepção de bom uso do tempo
Você, provavelmente, já passou por momentos em que alguns minutos pareceram durar horas, certo? Isso acontece quando sentimos que o nosso tempo não está sendo aproveitado de alguma forma e não temos nada em que atentar. Nessa situação, é muito comum a gente se irritar por sentir que o tempo poderia ser mais bem aproveitado.
O uso do Digital Signage trabalha exatamente nessa percepção, criando a sensação de que a espera não foi tão longa porque o cliente estava fazendo algo — lendo alguma informação, vendo um vídeo ou assistindo parte do noticiário. Dessa forma, o cliente não sente que perdeu seu tempo na fila, mas estava fazendo algo enquanto esperava a sua vez.
Reduz o tédio da espera
Quando estamos esperando, é comum buscarmos algum tipo de distração como forma de reduzir o tédio. Buscamos algo para ler ou assistir, e o Digital Signage pode ser usado com essa funcionalidade, exibindo um filme, canal aberto de televisão ou jogo de futebol, que chamará a sua atenção e funcionará como forma de distração.
Uma dica é compreender qual tipo de conteúdo é interessante para o seu público-alvo. Não adianta apresentar um programa de culinária se o seu público gosta de futebol e esportes. Esse conteúdo não será interessante e poderá causar o efeito contrário nas pessoas, gerando insatisfação e incômodo.
Funciona como um canal de comunicação
O painel digital também pode ser usado como um canal de comunicação da empresa, apresentando em seu conteúdo produtos, promoções e mensagens importantes que a empresa quer passar para os seus clientes.
Muitas empresas adotam, por exemplo, o menu de board, como forma de orientar os seus clientes, apresentando o menu de opções, preços e informações de cada opção para que eles façam a sua escolha enquanto estão na fila e não percebam o tempo passar.
O Digital Signage se torna uma ferramenta da área de marketing para otimizar a comunicação com os clientes, e não só melhorar a sua experiência na loja, mas também apresentar conteúdo relevante sobre a empresa, que forma o seu posicionamento no mercado.
Informa o tempo de espera e orienta a fila
Por fim, outro benefício do Digital Signage é a possibilidade de usar o seu painel digital como um local de consulta para os clientes que estão em espera, informando qual pedido está sendo entregue, o caixa para atendimento ou a senha chamada. Dessa forma, o painel funciona como um controle para a empresa e os clientes, apresentando a eles uma referência para a sua espera.
O Digital Signage é uma ótima escolha para as empresas que perdem clientes por demora em filas e não têm meios para expandir o negócio ou a equipe. O investimento é baixo e o retorno resulta não só em menores perdas mas em aumento da satisfação de seus clientes.
Entendeu como o Digital Signage é uma solução inteligente para o seu negócio? Acha que a sua empresa está pronta para adotar essa estratégia? Então, entre em contato com a TVS Mídia e comece o seu projeto!