Gerenciamento de filas: como otimizar a experiência do cliente?

Gerenciamento de filas

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Você já entrou numa loja para comprar um produto, olhou para a fila de pagamento e desistiu da compra? Isso é algo comum em locais onde o gerenciamento de filas não é feito com eficiência e pode resultar em perda de clientes e imagem negativa para a empresa.

As filas estão presentes no cotidiano de qualquer pessoa. Normalmente, são encaradas como algo desprazeroso, tedioso e que, se possível, devem ser evitadas. Para um empresário, as filas representam interesse na empresa, porém, sua gestão deve ser feita a fim de que o tempo gasto pelo cliente não o faça desistir da compra ou pensar duas vezes antes de voltar ao seu estabelecimento.

Pensando nisso, colocamos abaixo as melhores dicas para melhorar o gerenciamento de filas no seu estabelecimento e garantir uma experiência de qualidade para seus clientes! Confira:

Crie um espaço de fila distinto

A primeira dica é garantir que existe um ambiente adequado para a formação de filas, seja na hora de pagar, provar uma roupa ou esperar sua vez de ser atendido por um vendedor. Isso serve para orientar os clientes e organizar o atendimento.

Por isso, ao montar sua estrutura e organização da loja, certifique-se que o ambiente próximo a possíveis locais de filas e espera dos clientes seja adequado e suporte o número de pessoas esperado.

Considere um sistema de gerenciamento de filas

Quando o número de pessoas nas filas aumenta muito e começa a gerar aborrecimento nos clientes, levando ao abandono de produtos e desistência, é importante considerar um sistema de gerenciamento de filas.

Um software focado nessa atividade fornecerá um controle maior por parte dos funcionários e melhor percepção dos clientes de quando serão atendidos. Normalmente, oferecem um painel com o número do caixa disponível e, em casos de longas esperas, fornecem senhas para os clientes.

Tenha opção de caixa rápido

Uma opção muito interessante para estabelecimentos que vendem produtos físicos é adotar um caixa rápido, ou seja, checkout que atende apenas clientes com uma quantidade reduzida de itens e que serão atendidos de forma mais rápida. Esses são os clientes que costumam desistir da compra quando encontram filas longas no atendimento.

Para isso, o comerciante deve avaliar os hábitos de consumo de seus clientes, identificando se muitos deles costumam fazer compras de quantidades reduzidas de itens, definir uma média e direcionar um número de caixas para essa atividade.

Adote serviços de mídia indoor

Outra forma de melhorar a experiência dos clientes durante as filas e reduzir o abandono dos clientes é pela adoção da mídia indoor. Esse veículo oferece soluções de painéis e monitores LCD que podem ser colocados nesse ambiente com conteúdo de entretenimento para os clientes, reduzindo a percepção de espera.

Além disso, esse tipo de mídia permite que a empresa apresente também outros tipos de conteúdo, como promoções, novos produtos, benefícios da empresa e informações relevantes, se tornando um canal de comunicação direta com os clientes.

Invista no treinamento dos funcionários

Por fim, é essencial investir no treinamento e preparo dos funcionários. Desde os que lidam diretamente com os clientes no caixa, onde as filas costumam se formar, até os demais colaboradores, que podem instruir os clientes e contribuir para uma experiência melhor durante a espera.

O treinamento também serve para evitar erros que atrasam e prolongam o atendimento, como cobrança indevida ou entrega de um produto errado ao cliente. Esses casos também reduzem a percepção de qualidade do local.

Agora que você já sabe como otimizar o gerenciamento de filas no seu estabelecimento, entenda melhor sobre o digital signage e como ele reduz o tempo de espera em ambientes!

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