Confira 5 ferramentas que ajudam no crescimento da sua empresa

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O crescimento da sua empresa é o foco do seu trabalho diário e dos investimentos em melhorias na qualidade do serviço e do produto oferecido.

Há uma série de cursos e ferramentas que você pode usar com esse propósito. Porém, nem sempre é fácil distinguir o que vai funcionar para o seu ponto comercial.

Para ajudar nessa tarefa, separamos 5 ferramentas que vão auxiliá-lo na organização do trabalho e no atendimento aos clientes, abrindo espaço para que o seu empreendimento possa progredir. Confira!

1. 5W2H

O 5W2H funciona como um plano de ação para empreendedores. A metodologia dessa ferramenta é baseada em perguntas essenciais para que você consiga tirar seu negócio do papel — basicamente, um checklist. As questões são:

  • O que (What) deve ser feito?

  • Por que (Why) deve ser implementado?

  • Quem (Who) é responsável pela ação?

  • Onde (Where) deve ser executado?

  • Como (How) deve ser conduzido?

  • Quanto (How much) vai custar a implementação?

Como o 5W2H você consegue prever alguns problemas e deixar todo o planejamento pronto para impulsionar a sua empresa no mercado.

2. CRM

O CRM — ou Customer Relationship Manager — ajuda a entender e antecipar as necessidades dos consumidores por meio da coleta, armazenagem e cruzamento de dados.

Com isso, a empresa consegue melhorar o relacionamento e implementar novidades que vão de encontro às expectativas do cliente.

Essa ferramenta possibilita a centralização de informações, tanto de venda quanto de pós-atendimento, o que dá insumos para um suporte personalizado.

3. E-mail marketing

O e-mail marketing é uma ferramenta rápida e que permite a comunicação com um grande volume de clientes. Pode ser usada para notificar sobre promoções e novidades, ajudando na construção de um relacionamento robusto.

Para que alcance os objetivos, essas mensagens devem ser atraentes, diretas e enviadas com uma frequência ideal: não podem ser insistentes nem remetidas em um intervalo muito longo. Sem esses cuidados, o cliente logo classifica seus e-mails como spam e perde o interesse.

4. SAC

O SAC — ou Serviço de Atendimento ao Consumidor — é uma das ferramentas mais antigas e importantes. Um bom SAC aumenta a credibilidade da empresa e ajuda a fortalecer o relacionamento com o cliente.

De acordo com Roberto Madruga, autor do livro Call Centers de Alta Performance, cerca de 95% dos clientes que têm as reclamações respondidas de maneira satisfatória continuam a consumir os produtos da empresa.

5. Mobile marketing

O mobile marketing pode ser definido como a realização de ações de marketing por meio de dispositivos móveis. Com a presença cada vez maior dos smartphones na vida cotidiana das pessoas, é uma excelente estratégia para o crescimento do seu empreendimento.

Essas ações podem ser feitas em SMS, em anúncios de jogos ou conteúdos multimídia enviados por bluetooth.

O uso de ferramentas eficientes para estruturar o relacionamento com os clientes e melhorar o atendimento pode ser o recurso chave para o crescimento da sua empresa. Por meio desses dispositivos, é possível aumentar a satisfação no atendimento e fortalecer seu nome no mercado, saindo na frente da concorrência.

Para saber mais sobre como melhorar a comunicação do seu negócio, confira o artigo que publicamos sobre o assunto.

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