Você conhece as tendências de tecnologia para restaurantes que estão impactando o mercado? Essas soluções trazem diversos benefícios para o negócio e te ajudam a se destacar entre seus concorrentes.
O uso de diferentes tecnologias tem mudado a forma como os restaurantes funcionam. Elas promovem a melhoria de processos internos, redução de custos e mudanças que melhoram a experiência do cliente e agregam valor aos produtos e serviços oferecidos pelo estabelecimento.
1. Otimização de rotas de entrega
Uma das vantagens que muitos lugares estão aproveitando é a possibilidade de otimizar as rotas de entrega dos pedidos, usando aplicativos. Essas plataformas identificam qual o melhor trajeto para chegar ao local de entrega e voltar ao restaurante, usando análise de dados reais de tráfego e tempo médio gasto em cada trecho.
Além de garantir entregas mais rápidas e clientes mais satisfeitos, essa prática reduz os gastos da empresa em transporte, o que impacta muito nos resultados financeiros do negócio.
2. Aplicativos de delivery
Outra tendência no mercado é o uso de aplicativos de delivery, atendendo uma demanda cada vez maior do público. Existem duas formas de trabalhar com aplicativos, a primeira, mais simples e rápida, é cadastrar o estabelecimento em aplicativos de delivery em massa, como Uber Eats e iFood. Essas plataformas fazem a entrega para você e recebem o pagamento pelo cliente, repassando o valor para a empresa, depois de retirar uma taxa.
A segunda opção, usada por muitos locais, é o desenvolvimento de seu próprio aplicativo. Apesar de ser mais custoso no início, não é necessário pagar uma taxa por cada venda realizada, reduzindo o custo dessa opção em longo prazo. Além disso, um app próprio pode ser usado como um canal de comunicação e interação direta com o cliente, enviando cupons, mensagens e fazendo ações de engajamento, não possibilitadas pela primeira opção.?
3. Software para gestão de compras
Outra tecnologia que tem mudado a forma como os restaurantes atuam são os softwares para gestão de compra de insumos, que ajudam no controle de estoque dos alimentos comprados. Essas soluções ajudam a melhorar o processo de compra e manutenção de seus produtos, garantindo que itens não faltem, não sejam usados produtos vencidos ou alguém tenha que fazer compras fora do planejamento.?
4. Mídia indoor
A tecnologia também está ajudando restaurantes e outros estabelecimentos na tarefa de divulgação e atração de clientes por meio da mídia indoor. O uso de painéis digitais com o menu, conteúdo promocional, informações para gerenciar a fila e até mesmo aumentar a satisfação dos clientes, reduzindo a frustração no tempo de espera em filas.
5. Menu de board digital
Por fim, outra opção de tecnologia para restaurantes é o menu de board digital. Eles são alternativas aos menus fixos em paredes, oferecendo a possibilidade de melhorar o aspecto visual desse conteúdo, tornando-o mais atrativo.
Além disso, é possível fazer alterações em tempo real, indicando quando itens estão esgotados e incluir conteúdo personalizado para diferentes momentos, como dias da semana ou períodos do dia, de acordo com a estratégia de venda do lugar, aumentando sua lucratividade.
Sem dúvidas a tecnologia chegou para melhorar diversos aspectos dos restaurantes e nos ajudar na difícil tarefa de conquistar e manter clientes ao mesmo tempo em que temos bons resultados financeiros! Portanto, é importante acompanhar essas tendências e escolher aquelas que fazem sentido para seu negócio.
Agora que você já conhece tecnologia para restaurantes que são tendência no mercado, confira 5 dicas para conquistar clientes para seu estabelecimento e aumentar ainda mais seus resultados!