Além de cozinhar pratos deliciosos, o objetivo de todo dono de restaurante é atrair mais clientes para saboreá-los, certo? A essa altura você já deve ter percebido que apenas talento na cozinha não é suficiente. É preciso melhorar a comunicação com o cliente para que a experiência seja a mais agradável possível.
A comida mexe com nossos sentidos e faz mais do que matar a fome: é um momento de prazer, de confraternizar com amigos, experimentar novos sabores ou apreciar aqueles que trazem boas lembranças.
Portanto, acredite: quanto mais completa for a experiência do seu cliente, mais feliz ele sairá do seu estabelecimento. Continue a leitura e confira nossas dicas!
Entenda a importância de melhorar sua comunicação com o cliente
O mercado de restaurantes é bastante competitivo, fazendo com que erros mínimos, como a demora de um prato, levem o cliente a visitar a concorrência. Dessa forma, a maneira mais eficiente de se diferenciar é por meio da comunicação e da conexão que as pessoas podem desenvolver com sua marca.
Isso pode ser criado com um bom atendimento, agilidade no serviço, produtos de boa qualidade e recursos tecnológicos. Tudo isso, no entanto, depende de algo fundamental: a comunicação com o cliente.
Quando feita de forma eficaz, os dois lados ganham tempo e sua produtividade aumenta, pois o atendimento tende a ficar mais ágil e problemas, como pratos errados, diminuem drasticamente.
Explore as preferências do seu público
Saia dos bastidores, procure estar mais presente no salão e interaja com as pessoas. Passe de mesa em mesa para conferir se o cliente está satisfeito ou se precisa de alguma coisa. Colha opiniões e sugestões de melhoria, ouça as críticas com atenção e nunca rebata reclamações. Desculpe-se e anote sugestões.
Se você busca personalizar o seu atendimento e ter uma comunicação mais eficaz, precisa interagir e saber o que sua clientela espera do seu estabelecimento.
Treine sua equipe
Sem dúvidas, uma equipe bem capacitada só tem a acrescentar ao seu negócio, principalmente em restaurantes, que exigem trabalho dobrado em horários de pico, o que pode gerar bastante estresse. Tudo isso é percebido pelo cliente, que pode se sentir mal atendido e mal acolhido.
Por isso é importante investir em treinamentos periódicos para que seu time encare essas situações com bom humor e não esqueçam do objetivo, que é servir bem e com agilidade a cada cliente. Oriente-os sempre a informar sobre promoções, pratos do dia e novidades no menu.
Apresente um bom cardápio
Não encare como um gasto, um cardápio bonito pode encantar o cliente. Invista no design, use a identidade da sua marca, separe os pratos por categoria e certifique-se de que tudo está legível.
Lembre-se de incluir também as formas de pagamento que a casa pratica, promoções e a senha da rede Wi-Fi.
Invista em mídia indoor
Este pode ser o aspecto que vai diferenciar você da concorrência. Expor seus pratos em TVs já faz quem entra comer com os olhos, além de ser uma ótima forma de exibir o menu do dia ou promoções no seu restaurante.
Além disso, essa é uma forma de atingir pessoas que ainda não são clientes da casa e que nunca haviam despertado interesse em conhecê-la. Ao ver seus melhores pratos expostos, no entanto, é muito mais fácil sentir vontade de entrar do que apenas se olhasse placas na rua.
Essa também pode ser uma forma de agilizar o atendimento, já que o cliente tem a oportunidade de ver os pratos montados logo ao entrar e pode tomar a decisão sem precisar olhar o cardápio inteiro.
Se você gostou das dicas, deixe seu comentário e conte-nos: na sua opinião, o que mais é importante para melhorar a comunicação com o cliente? Compartilhe suas considerações!