Muitas pessoas nutrem o sonho de abrirem seu próprio negócio. Ser dono do próprio nariz, investir em um projeto antigo e ainda contribuir para o crescimento do país são motivos que têm levado cada vez mais pessoas a se aventurarem no empreendedorismo.
E um dos ramos favoritos dos é o de alimentação. Se você deseja trabalhar com comida e quer saber como montar uma lanchonete, esse post é para você. Confira!
Por que a lanchonete é um negócio rentável?
O brasileiro tem comido cada vez mais fora de casa. Com homens e mulheres trabalhando fora e o deslocamento nas grandes cidades se tornando cada vez mais demorado, encontrar tempo para cozinhar é uma raridade.
Assim, as pessoas têm se rendido a restaurantes e lanchonetes durante a semana, tanto pela conveniência quanto pela variedade de produtos ofertados.
Como abrir a sua lanchonete?
Para ajudar você a começar com o pé direito, preparamos algumas dicas para ajudar no planejamento do seu futuro negócio.
Faça um bom planejamento
Todo negócio de sucesso começa com um planejamento detalhado. É importante que você tire suas ideias da cabeça e comece a colocá-las no papel, pois só assim poderá ver quais os pontos fracos e fortes do seu plano.
Ao planejar sua lanchonete, tente levar em consideração o maior número possível de detalhes, desde custos com mão de obra até exigências legais da prefeitura, da Vigilância Sanitária e dos órgãos competentes.
Escolha um bom local
De nada adianta você ter a melhor lanchonete da cidade se ela estiver onde ninguém consegue ver, não é mesmo? Para que as pessoas vejam todo o cuidado e o profissionalismo do seu negócio, você precisa ser visto.
Ao escolher seu ponto comercial, leve em conta todos os fatores envolvidos, fazendo-se perguntas como:
- esse aluguel cabe no meu orçamento?
- o ponto é de fácil acesso?
- as pessoas podem estacionar com facilidade nas proximidades?
- há movimento todos os dias e horários?
- é uma vizinhança perigosa?
- meu público-alvo costuma andar por aqui?
Ao fazer essas e outras perguntas você descobre se aquele é o ponto ideal para a sua lanchonete ou não.
Sirva o pratos que estão em alta
É claro que um negócio duradouro não vive apenas de modismos passageiros, mas você pode se beneficiar grandemente ao servir comidas que estejam passando por um período de elevada demanda.
Um prato da moda pode não ser o que caracteriza sua lanchonete, mas certamente atrairá clientes ávidos pela novidade.
Esteja atento a blogs e perfis em redes sociais que tratam de comida e que costumam antecipar ou mesmo ditar tendências gastronômicas na sua cidade.
Escolha os melhores ingredientes e equipamentos
Pergunte a qualquer cozinheiro profissional e ele dirá que só é possível fazer comida de alto nível com equipamentos e ingredientes de primeira qualidade.
Você provavelmente não aspira a ganhar nenhuma estrela Michelin com sua lanchonete, mas não é por isso que deve deixar de se preocupar com a qualidade daquilo que vai servir aos seus clientes.
Invista em equipamentos em bom estado de conservação e feche boas parcerias com fornecedores de qualidade. Dessa forma, você não apenas será capaz de entregar comida de qualidade como também evitará transtornos com manutenção antes do tempo e produtos vencidos.
Utilize a tecnologia a seu favor
A tecnologia veio para ajudar a vida das pessoas e das empresas, e com sua lanchonete não é diferente. Vale a pena investir em um sistema de controle que atenda suas necessidades, assim como em comunicação visual eficiente, tanto interna quanto externa.
Cardápios digitais, por exemplo, não apenas agilizam o antedimento, como economizam seus recursos, diminuindo o desperdício e otimizando o atendimento.
Você está realmente pronto para empreender?
Antes de abrir seu negócio, é fundamental que você levante todos os custos envolvidos na sua operação e elabore um plano de negócios bem estruturado, com previsão de ganhos e estratégias de captação e fidelização de clientes.
Esse planejamento é o que, junto com o seu comprometimento, vai levar a empresa a alçar voos cada vez mais altos rumo ao sucesso.
Já está cheio de ideias na cabeça para abrir a sua lanchonete? Então, compartilhe essas dicas com seus amigos nas redes sociais e espalhe o espírito empreendedor!