Por que devo me preocupar com a comunicação com meus funcionários?

comunicação com funcionários

Compartilhe este post

Você se preocupa com a comunicação com os funcionários da sua empresa? Caso a sua resposta tenha sido negativa, precisa rever os seus conceitos. Afinal, a comunicação interna é muito importante para que haja aumento da produtividade nas organizações, bem como para a motivação e o engajamento dos colaboradores.

O teórico da administração Gareth Morgan analisa as empresas como metáforas, e uma delas é a organização vista como máquina. Para esse autor, cada funcionário de uma empresa é visto como peça de uma máquina, de modo que, se uma peça parar ou não realizar a sua função corretamente, todo o funcionamento será afetado.

É por isso que a comunicação interna é tão importante e deve ser uma prática diária nas empresas.

Problemas na falta de comunicação com funcionários

Você precisa investir na comunicação com funcionários para evitar os problemas que a falta dessa prática acarreta. As barreiras culturais, por exemplo, podem dificultar a relação entre líderes que têm mais estudo e pessoas de cargos mais simples, que tiveram pouco acesso aos bancos escolares.

Os conflitos internos como fofocar, ruídos, entre outros, também são situações que podem ser amenizadas ou controladas quando a comunicação interna é bem trabalhada.

A falta de feedback, ou seja, não dar respostas para as demandas levantadas pelos funcionários, também pode acarretar em colaboradores desmotivados e com pouca vontade de trabalhar em equipe, em prol de um objetivo em comum.

Para que você entenda por que deve se preocupar com a comunicação com os seus funcionários, siga a leitura e confira algumas ações que podem ser desenvolvidas.

Ações de comunicação interna que podem ser desenvolvidas na empresa

Informativos internos

Ter um informativo periódico interno pode ser um grande diferencial para a sua empresa. Impresso ou digital, nele são divulgadas notícias, como novidades da organização, participação em eventos, novos produtos, e matérias de interesse geral como saúde e economia etc.

Para fortalecer os laços com o público interno e fazer com que os funcionários se sintam valorizados, convém também a criação de espaços para divulgação dos aniversariantes do mês, uma espécie de coluna social com fotos de formaturas, casamentos e outros eventos organizados pelos funcionários, entre outras linhas editoriais que façam com que o colaborador tenha visibilidade.

Newsletter

Conforme visto, os informativos internos trazem assuntos mais abrangentes e que podem ser lidos a qualquer momento, sem ter um caráter de urgência, por isso a sua publicação pode ser mensal ou quinzenal.

No caso das notícias urgentes, como comunicados de uma nova regra estabelecida ou a necessidade de informar a todos os colaboradores de uma reunião de última hora, a newsletter é a ferramenta mais indicada.

Assim, o profissional responsável pela comunicação interna pode disparar e-mails para todos os colaboradores ou, então, selecionar por segmentações, como por setores, a título de exemplo.

Mural de avisos

Para fixar informações gerais e que sejam de interesse dos funcionários, como convites para eventos da empresa, avisos sobre as normas da organização, entre outras informações relevantes, podem ser utilizados os murais de avisos.

Esses murais precisam ser colocados em locais de grande circulação dos colaboradores, como nos vestiários e corredores, por exemplo.

Outra ideia interessante envolvendo os murais é destinar um espaço para que os funcionários possam fixar cartazes e informações de eventos que estão promovendo ou anúncios para vender algo, dividir apartamento etc. É claro que todo esse material deve passar antes pelo crivo do responsável pela comunicação.

TV corporativa

Já pensou em ter uma espécie de emissora de televisão interna na sua empresa? Isso é possível com a TV corporativa, uma ferramenta que possibilita a produção de pequenos programas com assuntos interessantes para os colaboradores.

Por meio da transmissão de slides ou vídeos produzidos, podem ser apresentadas notícias da empresa e informações de interesse geral que contribuam para melhorar a comunicação. Recomenda-se a instalação das televisões em refeitórios, salas de espera e ambientes de lazer da organização.

Agora que você já conhece a importância da comunicação com funcionários e as principais ferramentas para isso, que tal nos seguir nas redes sociais e acompanhar os nossos posts com mais dicas importantes para a sua empresa? Estamos no Facebook, no Twitter e no LinkedIn.

Assine a nossa newsletter

Explorar mais!

Endomarketing

O natal dos comércios

Chegada a hora mais esperada do ano, o natal é um momento de alegria para as famílias e para o comércio. Preços e vendas que

Você quer melhorar a comunicação da sua empresa?

Entre em contato Conosco!

A sua privacidade é importante para nós.

Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar todos”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar “Configurações de cookies” para fornecer um consentimento controlado.
Cookies que definimos
  • Cookies relacionados a pesquisas
  • Cookies relacionados a formulários
  • Cookies de preferências do site
Saiba mais aqui.